São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Space Invaders, 30, ainda faz sucesso detonando alienígenas

Clássico sobrevive em versões gratuitas e pagas

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um único homem, há 30 anos, desenvolveu aquele que seria um dos maiores sucessos da indústria dos games: Space Invaders. O japonês Tomohiro Nishikado programou o jogo, criou a música e ainda foi responsável pelo projeto do hardware do então fliperama.
O joguinho ficou mundialmente conhecido no Atari -e ajudou a puxar as vendas do console no começo da década de 1980. É considerado um dos "killer apps" do console, ou aplicativo matador, como é chamado um programa que atrai os usuários a ponto de fazê-los comprar um aparelho só para tê-lo.
De acordo com o prestigiado site sobre games 1UP, entre outras fontes, o jogo foi responsável por reduzir de tal forma a circulação das moedas usadas para jogá-lo, no Japão, que a autoridade monetária do país teve que triplicar a produção daquele valor.
O sucesso se estendeu no tempo: depois de passar por dezenas de plataformas, Space Invaders ganhou versão, neste ano, para os modernos portáteis DS e PSP.
É possível baixar uma versão, gratuita e em código aberto, em spaceinvadersgl.sourceforge.net. Apesar dos gráficos psicodélicos, a jogabilidade é a mesma.
Outra alternativa é jogar o game, direto do navegador, em www.spaceinvaders.de. O site, com gráficos e som simples, é indicado para os nostálgicos.
Já o artista francês conhecido como Invader faz um "reality game" baseado no joguinho. Ele cola lambe-lambes com os alienígenas em paredes pelo mundo (www.space-invaders.com).


Texto Anterior: Entretenimento: Fotografe modelo brasileira em site produzido em Flash
Próximo Texto: Teste USP: Filmadora de 165g tem zoom para som
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.