São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATAQUE
Programa apaga arquivos
Vírus "Pokémon" pode ser letal ao micro

ALEXANDRE VERSIGNASSI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um vírus que usa o personagem Pikachu, do desenho animado Pokémon, para atrair novas vítimas, vem sendo detectado em computadores de todo o planeta. Japão, Austrália e EUA estão entre as nações que já tiveram micros contaminados.
O vírus existe desde junho, mas, segundo a fabricante japonesa de programas antivírus Trend Micro (www.antivirus.com), ele começou a se disseminar com rapidez somente a partir da semana passada.
O "Pokémon", ou "Pokey", como vem sendo chamado nos EUA, usa a Internet para infectar computadores. Tal como o propalado "ILOVEYOU", esse vírus espalha-se via e-mail. Logo que invade o sistema, ele envia cópias de si mesmo para todos os endereços que estiverem listados no programa de correio eletrônico "Outlook", da Microsoft.
A mensagem contaminada chega com as palavras "Pikachu Pokemon" escritas na linha de assunto. No corpo do texto, há uma mensagem curta em inglês e um desenho do personagem Pikachu. Se clicar nessa imagem, o usuário abrirá o arquivo que contém o vírus.
Esse programa altera o arquivo autoexec.bat, criando uma um comando que apaga todo o conteúdo da pasta Windows do disco rígido.
O "Pokémon" destrói esses arquivos logo na primeira vez que o micro é ligado após a infecção. Não espera, portanto, uma data específica para entrar em ação.
Ele infecta computadores que usam as versões 95 e 98 do "Windows", mas poupa aqueles que usam o "Windows NT". Isso porque esse sistema operacional, que serve para micros conectados em rede, não usa o autoexec.bat para ser inicializado.
Empresas fabricantes de antivírus, como a Symantec (www. symantec.com), a Network Associates (www.nai.com) e a Trend Micro já desenvolveram vacinas contra o "Pokémon".


Texto Anterior: Atalhos para frases longas
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Mais memória ou disco rígido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.