São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

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reportagem de capa

Feira no Japão mostra o que chega às lojas no Natal

TOKYO GAME SHOW Mais de 750 jogos são mostrados no evento, que antecipa lançamentos previstos para o fim do ano

THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A CHIBA

A despeito da preocupação dos japoneses em relação à gripe suína durante a Tokyo Game Show 2009 (TGS 2009) -máscaras e desinfetantes para as mãos eram comuns nos corredores da feira -, a saúde do mercado de games no Oriente vai muito bem, obrigado. Foi o que mostraram Microsoft, Sony e outras 178 empresas do setor, ao exibirem mais de 750 jogos em quatro dias de evento.
Cerca de 185 mil japoneses lotaram o Makuhari Messe, centro de convenções em Chiba (a 31 km de Tóquio), para ver em primeira mão os jogos que vão abarrotar as prateleiras nos próximos meses. Os RPGs, com especial destaque para Final Fantasy 13, dominaram a atenção dos nipônicos, animados com a possibilidade de experimentar a estreia da série nos consoles de alta definição.

Recuperação
O clima de otimismo pareceu substituir a preocupação do passado recente. Afinal, nem a indústria de games, que nos últimos anos vem experimentando um forte crescimento, escapou dos nefastos efeitos da crise. Em julho, nos Estados Unidos, a venda de jogos e consoles caiu pelo quinto mês consecutivo, segundo dados do NPD.
A resposta foi quase imediata: a Sony promoveu um relançamento do PlayStation 3, que ganhou a versão Slim, mais compacta, econômica e barata que a anterior. Já a Microsoft cortou o preço do Xbox 360, mesma medida adotada pela Nintendo em relação ao Wii.
A Nintendo, por sinal, tem divergências com a organização da Tokyo Game Show e novamente optou por não participar da feira. Mesmo assim, games para Wii e DS podiam ser vistos em estandes de produtoras independentes, como a Capcom e a Ubisoft.
Duelo à parte travaram Electronic Arts e Konami com Fifa 10 e Pro Evolution Soccer 2010 (Winning Eleven 2010, no Japão), respectivamente, pela preferência entre os jogos de futebol. A disputa foi bastante equilibrada, mas Fifa mostra que já pode competir de igual para igual com o rival, que anos atrás esbanjava superioridade técnica nos gramados virtuais.

Feliz Natal
Com ainda mais espaço para tentar conquistar os nipônicos, a Microsoft bem que tentou empurrar o "ocidental" Halo 3: ODST goela abaixo dos visitantes. As expectativas, porém, estavam voltadas para o Project Natal, tecnologia que pretende, em 2010, aposentar o joystick, exigindo nada mais que os movimentos do jogador.
Na TGS, o Natal foi mostrado a portas fechadas, e a Folha conseguiu testá-lo em primeira mão.
A Sony, por seu lado, nada mostrou sobre o sensor de movimentos que está preparando para o PS3 e que também fora revelado na E3. Em vez disso, optou por investir em uma forte linha de títulos, encabeçada por God of War 3, Gran Turismo 5 e Uncharted 2.
A feira abrigou expositores de países como Canadá, Irlanda, Suécia, México, China etc. Ainda assim, curiosamente, o Japão permanece resistente aos hits musicais dos games que dominam o Ocidente: Guitar Hero 5 e The Beatles: Rock Band nem sequer deram as caras no Makuhari Messe.
A francesa Ubisoft foi uma das que mais caprichou na investida, levando à Tokyo Game Show Assassin's Creed 2, Splinter Cell Conviction e Avatar, este baseado no filme de James Cameron.
Isso mostra que, com o final do ano se aproximando, vale o investimento de ir até o Japão com toda força para gastar os cobiçados ienes.


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