São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Project Natal permite dirigir por gestos

Divulgação
Modelo faz demonstração do game Ricochet, em que a missão é rebater bolinhas e quebrar blocos que ficam no fundo da tela

DO ENVIADO ESPECIAL

Se a Nintendo trocou os botões pelos movimentos, com o Wii, agora é a Microsoft quem tenta quebrar paradigmas, dispensando de vez o joystick. Durante a Tokyo Game Show, a Folha testou o Project Natal, tecnologia para Xbox 360 que permite jogar utilizando apenas gestos corporais.
O Project Natal, assim batizado por um brasileiro da equipe de desenvolvimento que quis homenagear a capital do Rio Grande do Norte, mostrou potencial para conquistar qualquer pessoa.

Como funciona
Afinal, basta estar em frente ao sensor, fingir que segura um volante e pronto: o jogador já vira piloto de corridas em Burnout Paradise.
Coloque o pé direito à frente, e o Natal entende que você está acelerando; ao alinhar o pé direito ao esquerdo, o freio e, em seguida, a marcha ré, são acionados. Simples assim. A resposta aos comandos é rápida e, por mais estranha que seja a pose, até que é divertido -ao menos por alguns instantes, antes de cansar.
Outro jogo disponível para testes no evento era o Ricochet, que reproduz na tela um avatar cuja missão é rebater várias bolinhas e quebrar blocos que ficam no fundo da tela. Vale tudo: dar tapas, chutes, usar o tronco ou mesmo a cabeça.
O problema é que, embora feito sob medida para o Project Natal, há um atraso entre o gesto e a reprodução na ação da tela, algo que Kudo Tsunoda, gerente da tecnologia, apressou-se em dizer que ocorre porque ainda não se trata de uma versão definitiva do game.
Durante o evento, as demonstrações da tecnologia, que tem lançamento previsto para 2010, foram feitas somente a portas fechadas e sem muito espaço para perguntas.
Por isso, nada se sabe sobre o preço do Project Natal ou mesmo sobre a forma como será comercializado.
Mesmo assim, a Microsoft aproveitou a feira para alardear que as principais empresas de games já estão desenvolvendo produtos específicos para o Project Natal, lista que inclui Electronic Arts, Activision, Ubisoft etc.
Como exatamente a tecnologia será utilizada nos jogos, é algo que ainda está em discussão, mas a TGS mostrou que, dentro de pouco tempo, joystick não será mais algo obrigatório quando o assunto for videogame. (TA)


Texto Anterior: Nintendo faz primeiro corte de preço do Wii
Próximo Texto: Fora da TGS: Tsumuji é RPG para o Nintendo DS e tem cara de desenho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.