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Project Natal permite dirigir por gestos
Divulgação
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Modelo faz demonstração do game Ricochet, em que a missão é rebater bolinhas e quebrar blocos que ficam no fundo da tela
DO ENVIADO ESPECIAL
Se a Nintendo trocou os botões pelos movimentos, com o
Wii, agora é a Microsoft quem
tenta quebrar paradigmas, dispensando de vez o joystick.
Durante a Tokyo Game Show,
a Folha testou o Project Natal,
tecnologia para Xbox 360 que
permite jogar utilizando apenas gestos corporais.
O Project Natal, assim batizado por um brasileiro da
equipe de desenvolvimento
que quis homenagear a capital
do Rio Grande do Norte, mostrou potencial para conquistar
qualquer pessoa.
Como funciona
Afinal, basta estar em frente
ao sensor, fingir que segura um
volante e pronto: o jogador já
vira piloto de corridas em Burnout Paradise.
Coloque o pé direito à frente,
e o Natal entende que você está
acelerando; ao alinhar o pé direito ao esquerdo, o freio e, em
seguida, a marcha ré, são acionados. Simples assim. A resposta aos comandos é rápida e, por
mais estranha que seja a pose,
até que é divertido -ao menos
por alguns instantes, antes de
cansar.
Outro jogo disponível para
testes no evento era o Ricochet,
que reproduz na tela um avatar
cuja missão é rebater várias bolinhas e quebrar blocos que ficam no fundo da tela. Vale tudo: dar tapas, chutes, usar o
tronco ou mesmo a cabeça.
O problema é que, embora
feito sob medida para o Project
Natal, há um atraso entre o gesto e a reprodução na ação da tela, algo que Kudo Tsunoda, gerente da tecnologia, apressou-se em dizer que ocorre porque
ainda não se trata de uma versão definitiva do game.
Durante o evento, as demonstrações da tecnologia, que
tem lançamento previsto para
2010, foram feitas somente a
portas fechadas e sem muito
espaço para perguntas.
Por isso, nada se sabe sobre o
preço do Project Natal ou mesmo sobre a forma como será comercializado.
Mesmo assim, a Microsoft
aproveitou a feira para alardear
que as principais empresas de
games já estão desenvolvendo
produtos específicos para o
Project Natal, lista que inclui
Electronic Arts, Activision,
Ubisoft etc.
Como exatamente a tecnologia será utilizada nos jogos, é algo que ainda está em discussão,
mas a TGS mostrou que, dentro
de pouco tempo, joystick não
será mais algo obrigatório
quando o assunto for videogame.
(TA)
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