São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

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mobilidade

Depois do microblog, surge o microvídeo

RAPIDEZ Site Robo.to permite envio de vídeos, feitos com câmeras ou celulares, de até quatro segundos de duração

JENNA WORTHAM
DO "NEW YORK TIMES"

Simplesmente há coisas na vida que ficam melhores com um acompanhamento visual, como apresentações de negócios, aulas de culinária ou um seminário sobre teoria do cinema. Segundo Ray Flemings, diretor-executivo da Particle Brand, as atualizações de status postadas no Twitter e no Facebook devem ser incluídas nessa lista. A empresa dele, sediada em San Francisco, criou um serviço chamado Robo.to que permite aos usuários postar vídeos de quatro segundos que funcionam como atualizações de status visuais.
"Nós já sabemos o que eu estou fazendo, mas qual é a imagem disso?", indagou ele. A ideia por trás da plataforma é simples. Além dos microvídeos, que podem ser filmados por meio de uma webcam ou de uma câmera de telefone celular e transferidos para a rede via Facebook e Twitter com o acréscimo de algumas linhas de texto, o Robo.to foi pensado para ser um cartão de visita on-line ou um "hub" (centro de distribuição) que hospeda informações na internet sobre a identidade de um indivíduo. Isso ajuda a distinguir esse serviço dos demais serviços de microvídeo como o 12seconds (12seconds.tv).
Apesar de a ideia poder interessar mais aos usuários aficionados por internet, capazes de transmitir on-line todos os detalhes de suas vidas, do que, por exemplo, a sua mãe, o serviço vem ganhando um número razoável de seguidores desde que saiu da versão beta (de testes) em agosto, atraindo mais de 100 mil novos membros.
Não atrapalha em nada o fato de o cantor pop Justin Timberlake, um dos principais investidores da empresa, também estar participando ativamente do site, postando diariamente vários vídeos de atualização. Mas, como afirmou Flemings, "nós não estamos tentando criar o próximo grande destino da internet". Em vez disso, a ideia é suplementar o dilúvio de mensagens que trafegam pelas redes sociais, acrescentando a elas contexto e informações que podem eventualmente se perder em meio à enxurrada, disse ele.
Por exemplo, depois da explosão de raiva de Kanye West durante a premiação do MTV Video Music Awards deste ano, tanto o Twitter quanto o Facebook ficaram inundados de depoimentos sobre o assunto. Mas como era a imagem por trás dessas respostas? A fim de responder a esse tipo de pergunta, a empresa irá lançar um novo dispositivo chamado "TV Mode" que permite aos usuários ver todos os vídeos cujo conteúdo esteja associado a uma determinada palavra-chave ou a uma "hashtag" específica.
Flemings descreveu o mecanismo como sendo semelhante ao "Twitter Search" (mecanismo de buscas) ou ao "trending topics" (assuntos que são mais falados) do mesmo site, porém com o acréscimo de microvídeos. Ele espera que isso possa ajudar os usuários "a assistir às conversas enquanto elas se desdobram em novas formas".
Anteriormente, os usuários podiam acompanhar apenas as atualizações de pequenos vídeos que eram postadas por um único usuário ou por toda a comunidade, apelidada de Statusfera, e sem a possibilidade de se aprofundarem em um tema específico. Embora, no momento, o serviço seja gratuito, a empresa irá considerar cedo ou tarde o lançamento de contas premium ou a realização de parcerias com empresas e negociantes que pretendem hospedar promoções patrocinadas.
"Se considerarmos esse nosso serviço, tudo está ainda muito no começo. Mas, com os vídeos de pequena duração, esperamos introduzir um método totalmente novo de comunicação", disse ele.

Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS



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