|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
VIDEOGAMES
Console esgotou rapidamente nos EUA; alguns aparelhos tiveram falhas como superaquecimento e travamento
Problemas marcam chegada do Xbox 360
THÉO AZEVEDO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Nem tudo foi festa no lançamento oficial do Xbox 360, que
aconteceu na semana passada nos
Estados Unidos. Diversas revendas do país registraram filas enormes, formadas pelos jogadores
mais ávidos em busca do console
de próxima geração da Microsoft.
Até aí, tudo bem: essa expectativa
é perfeitamente normal e compreensível em um lançamento
desse porte -em dezembro, o
360 já estará disponível nas lojas
da Europa e do Japão.
Porém, ainda no dia 22, data oficial do lançamento do Xbox 360,
diversos fóruns e blogs espalhados pela internet estampavam a
revolta de alguns compradores,
que enfrentaram problemas com
unidades defeituosas do videogame: houve erros de conexão com
a rede on-line Xbox Live, superaquecimento do disco rígido e até
mesmo o travamento total do sistema após alguns minutos de uso.
A Microsoft reconheceu as falhas, mas considerou que elas foram apenas casos isolados.
"Recebemos alguns relatos e
chamados isolados sobre consoles que não estavam funcionando
como o esperado. A média de
chamadas foi bem inferior em relação ao esperado no lançamento
de um produto eletrônico dessa
complexidade", disse Molly
O'Donnell, gerente-sênior global
de relações públicas do Xbox, ao
site Gamespot.com.
Uma das explicações para o superaquecimento do console surgiu em relatos na internet. Os proprietários estariam colocando a
fonte do Xbox 360 em locais fora
de visão e sem ventilação adequada. Sendo assim, uma medida de
segurança, que desliga o videogame automaticamente para evitar
danos maiores, estaria sendo considerada a causa da pane.
O console esgotou logo nos primeiros dias de venda. A falta de
aparelhos na lojas favoreceu o
eBay: na quarta-feira passada,
cerca de 11 mil Xbox 360 já haviam sido comercializados no site
de leilões, cada um por US$ 781,
em média -ou seja, quase o dobro do valor convencional do pacote Premium (US$ 399), que
vem com disco rígido de 20
Gbytes, controle sem fio e fones
de ouvido. Havia pessoas aproveitando a falta de consoles e a alta
demanda para revender o 360 por
até US$ 2.500 no eBay.
Perde e ganha
Percalços à parte, a Microsoft
mantém o otimismo em relação
ao Xbox 360: para 2006, a empresa espera vender 10 milhões de
unidades no mundo -anteriormente, já havia sido divulgada
uma estimativa de vendas de 3
milhões de videogames nos primeiros 90 dias de lançamento.
Mas, segundo análise publicada
na revista "BusinessWeek", a Microsoft está sacrificando o lucro
para ganhar mercado. A empresa
estaria sofrendo um prejuízo de
cerca de US$ 126 em cada Xbox
360 comercializado.
A análise, feita pelo grupo iSuppli (www.isuppli.com/news/xbox), se baseia no preço de cada
componente do pacote do console que é vendido por US$ 399. A
avaliação conclui que, na verdade,
o conjunto custaria à Microsoft
cerca de US$ 525.
Mas a Microsoft prevê uma redução de preço nos componentes
do Xbox 360 ao longo do ano que
vem e também leva em conta a
venda de jogos e de acessórios.
Com base nesses cálculos, a empresa espera recuperar em dois
anos o investimento feito no videogame.
O mercado de consoles domésticos movimenta US$ 10 bilhões
nos Estados Unidos e tem a Sony
na dianteira da geração atual, com
mais de 90 milhões de PlayStation
2 vendidos. A Microsoft está em
segundo lugar, com 22 milhões de
Xbox, seguida pela Nintendo,
com 16 milhões de GameCube comercializados. Segundo estimativas do iSuppli, 38,5 milhões de videogames deverão ser vendidos
em 2006, superando em 10 milhões de unidades a marca deste
ano.
No final das contas, a grande
vencedora na guerra pela liderança da próxima geração, que no
ano que vem receberá as apostas
da Sony e da Nintendo, por enquanto é a IBM. Ela fabrica os
processadores dos videogames da
nova geração: Xbox 360, PS3
(Sony) e Revolution (Nintendo).
Texto Anterior: Interatividade: Novo formato de noticiário automático vai ajudar softs de organização Próximo Texto: Endereços on-line: TV on-line: Nos EUA, "reality show" exclusivo para internet quer recrutar enfermeiros Índice
|