São Paulo, quarta, 30 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Empresas oferecem mimos grátis via Internet

do "USA Today"

O comércio via Internet movimenta muito dinheiro oferecendo grande variedade de produtos e serviços.
Cada vez mais sites oferecem brindes para atrair mais os consumidores no competitivo mercado da rede mundial.
O site www.internetshopper.com/free tem links para várias páginas que têm mimos gratuitos. "Os sites estão oferecendo produtos grátis para atrair o consumidor em um mercado muito competitivo", diz Gus Venditto, editor responsável pelo site.
A idéia de oferecer algo sem cobrar nada não chega a ser uma novidade na rede. "A Internet se tornou um meio para dar brindes para todos", diz Venditto.
O site Fairfield (www.jellybelly.com), por exemplo, usa a rede mundial para oferecer amostras dos seus feijões.
Além de agradar os consumidores, a tática permite que a empresa aprenda a conhecer melhor os hábitos dos seus clientes.
Diariamente, os primeiros 500 internautas que entram no site ganham amostras grátis dos feijões.
Segundo Kate Maddox, editora da "Advertising Age", "dar coisas grátis pela Internet é uma ação de marketing eficaz, mas tem duração limitada. Com o tráfego maior de informações, os sites têm de oferecer novos brindes -cada vez mais caros- para continuar atraindo o internauta".
Outros sites, como o Internetshopper e o Free-stuff, em www.1freestuff.com, facilitam a busca de ofertas grátis de produtos de beleza até produtos para animais, como vídeos e rações.
Os itens são variados. Dá para encontrar desde óculos 3D até um manual que ensina a dançar.
Enquanto algumas empresas oferecem produtos e serviços via rede, outras preferem dar informações e notícias, que são enviadas diretamente para a caixa postal do internauta.
Em troca dos brindes, os sites usam as informações dadas pelo internauta no momento da solicitação do brinde para tentar vender outros produtos no futuro.
Venditto admite que alguns internautas não gostam muito de dar suas informações pessoais via Internet, mas a maioria acaba colaborando e entendendo que esse é o único meio para ganhar brindes.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.