São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Novo PDA da Hewlett-Packard vem com o sistema operacional da Microsoft e inclui bateria para nove horas

Micro de mão com modem vira destaque

ARMANDO FORTUNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A série HP Jornada de micros de mão se destina a pessoas que não precisam dos recursos de um micro portátil, como um notebook, mas, ao mesmo tempo, necessitam se comunicar com o escritório, ler e-mails, fazer apresentações e escrever cartas.
Do tamanho de um telefone celular grande, o HP Jornada 720 possui um teclado compacto, mas completo (inclusive com "ç" e acentos), um mostrador de cristal líquido colorido de 6,5 polegadas, interface infravermelha e espaço para cartões PC Card (PCMCIA), CompactFlash e Smartcard.
Ao contrário de outros micros de mão, o Jornada 720 tem um modem de 56 Kbps.
Os comandos podem ser dados pelo teclado ou por uma caneta especial ("stylus") que substitui o mouse. Com alguma prática, pode-se aprender a manusear o teclado do equipamento, como em um teclado convencional.
O sistema operacional do Jornada 720 é o "Windows for Handheld PC 2000", a nova denominação do "Windows CE". Sua aparência lembra a do "Windows Me", o que facilita o aprendizado de uso do equipamento.
A versão de bolso do "Microsoft Office" traz os principais programas disponíveis no equipamento: "Word", "Access", "PowerPoint", "Excel" e "Outlook". Embora possam trabalhar com os mesmos arquivos das versões completas do "Office", apresentam funcionalidade reduzida comparada com a das versões para micros de mesa e notebooks.
O "PowerPoint", por exemplo, não permite a edição de "slides" (apenas o de título pode ser alterado), e o "Excel" não faz gráficos. O "Word", por exemplo, não tem dicionário em português.
Todos os programas e o próprio sistema operacional estão em inglês. O teclado traz teclas de atalho para os principais aplicativos.
O mostrador de cristal líquido é sensível ao toque e apresenta boa visibilidade em ambientes escuros ou iluminados.
Segundo o fabricante, a duração da bateria é de até nove horas, mas a duração exata varia com o modo de operação do equipamento. Para economizar a bateria, o equipamento é desligado automaticamente após cinco minutos de inatividade.
Os modos de configuração do mostrador de cristal líquido contribuem para reduzir o consumo de energia, e um adaptador AC está disponível para ligar o micro de mão à rede elétrica e recarregar a bateria.
Uma base -cradle, também conhecida como dispositivo de acoplamento- acompanha o micro de mão e permite que ele seja conectado a um micro externo por conector USB.
O equipamento veio com 32 Mbytes de memória RAM. A divisão entre memória de aplicativos e armazenamento de dados pode ser definida pelo usuário.
Se houver necessidade de mais memória, basta acrescentar cartões CompactFlash.
Como o Jornada 720 possui microfone e software apropriado, o usuário pode gravar recados de voz. Eles podem, depois, ser tocados ou enviados por e-mail.
O "Windows Media Player", que está incluído no pacote de programas do equipamento, reproduz arquivos de som nos formatos MP3 e WMA.

Conclusão
Os destaques são a facilidade de uso, a compatibilidade de aplicações e a conectividade com a Internet, similares aos micros convencionais. Outro atrativo é o mostrador de cristal líquido, que permite excelente visualização.



Texto Anterior: Obras em CD são atualizadas na rede
Próximo Texto: Preço elevado deve ser considerado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.