São Paulo, Quarta-feira, 31 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SITE

Rede Globo vai ter um portal na Internet

PATRICIA DECIA
da Reportagem Local

A Rede Globo está desenvolvendo um portal de acesso para a Internet. Portal é um site que mistura busca, notícias e bate-papo, além de links para outros sites, e tenta ser uma porta de entrada para a rede. Um exemplo é o site de buscas americano Yahoo!.
O projeto desse portal está sendo comandado por Pedro Rosa, diretor da Central Globo de Informática (CGI), ligada à TV Globo, e ainda não tem data prevista para entrar na Internet. Por enquanto, a CGI não divulga detalhes sobre o portal, apesar de confirmar o início de sua elaboração.
Essa iniciativa, voltada para a produção de conteúdo (informações, imagens etc.), acontece paralelamente ao grande investimento das Organizações Globo no mercado de Internet: a implantação de um provedor de acesso via cable modem, o Virtua.
O projeto, de responsabilidade da Globo Cabo, vem sendo testado na cidade de Sorocaba (SP) e espera apenas aprovação da Anatel (leia texto ao lado) para iniciar os testes de comercialização.
Esse tipo provedor utiliza uma rede de cabos semelhante à das TVs por assinatura para oferecer acesso à Internet ininterruptamente (não é preciso discar para se conectar) e muito mais rápido do que via linha telefônica.
Isso porque o cable modem, um aparelho que tem a metade do tamanho de um decodificador de TV paga, recebe informações até cem vezes mais rápido do que um modem de 33,6 Kbps.
Para que o acesso seja bidirecional -isto é, que os dados sejam enviados e recebidos pelo cabo- é preciso que a área seja cabeada em banda larga. Atualmente, a rede de TV paga é apenas unidirecional.
O Virtua será unicamente um provedor de acesso. Por enquanto, a idéia é que o portal de conteúdo da Rede Globo não esteja vinculado obrigatoriamente a ele.
Também não será necessário ser assinante das operadoras do sistema Net para assinar o Virtua.

TV paga
A Net Brasil também terá um portal na rede. O serviço, no entanto, será voltado para um segmento mias específico: a TV paga.
A idéia é colocar no site www.netbrasil.com.br as informações sobre canais, seriados e filmes, além de chat e links para outros sites. Também estarão disponíveis recursos como "Post It", "Pilot" e "Bip", avisando os assinantes sobre novidades.
Quem desenvolve o site é a TV1, que fará alterações permanentemente, inclusive para a adequação do novo site a novas tecnologias, como o "cable modem". O novo site já poderá ser acessado a partir do mês de abril.


Texto Anterior: Conheça os esportes
Próximo Texto: TVA não estipula prazo para dar acesso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.