São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Impressora da Lexmark tem resolução de até 4.800 pontos por polegada

Velocidade é grande atração da Z65

ANDRÉ PONCE DE LEON
ESPECIAL PARA A FOLHA

Lançada recentemente no exterior, a impressora Lexmark Z65, que deve chegar ao Brasil em outubro, imprime imagens com alta resolução e gera até 21 páginas por minuto para documentos em preto-e-branco e até 15 páginas por minuto para trabalhos coloridos. As velocidades máximas são obtidas apenas em páginas com muito pouca impressão.
Em testes realizados com textos preenchendo toda a página, a impressora imprimiu aproximadamente nove páginas por minuto no modo rápido e cinco páginas por minuto no modo normal. Foram realizados também testes para impressão de ilustrações. Quando as ilustrações ocupavam quase a página inteira, a impressora levou aproximadamente um minuto para imprimir cada página no modo normal.
Apesar da diferença entre as velocidades anunciadas e as efetivamente testadas, esse é um ponto alto da impressora, que é bem mais veloz do que outras máquinas do mesmo padrão, principalmente na impressão em cores.

Falhas na impressão
Já a qualidade da impressão, apesar de a resolução chegar a 4.800 pontos por polegada, é inferior à apresentada por aparelhos concorrentes. Pequenas falhas podem ser observadas na impressão, tanto em textos quanto em figuras e gráficos, em cores e na impressão em preto-e-branco.
Nos testes com a resolução mais alta, a qualidade da impressão melhorou, mas ainda foi inferior à apresentada por concorrentes.
Quando é feita uma impressão, existe a opção de limpar ou alinhar os orifícios de tinta, melhorando a qualidade da impressão.
Segundo a tela que exibe essas opções, deve ser selecionada a opção de limpar quando linhas horizontais são exibidas na impressão e a opção de alinhar quando as impressões estão manchadas ou com bordas indefinidas. O alinhamento pode ser automático (recomendado) ou manual.
A opção de alinhar automaticamente foi utilizada. A qualidade de impressão melhorou, mas ainda assim ela foi inferior à obtida por concorrentes. A qualidade pode ser melhorada com o uso do papel recomendado, o que foi confirmado nos testes.

Características
A impressora Lexmark tem um design arrojado, bem diferente do de outras impressoras. E possui características que a diferenciam de outros modelos na sua faixa de preço. Dentre elas, destacamos o fato da máquina não precisar ser ligada pelo usuário. Ela se liga quando é selecionada a opção de impressão.
Além disso, a impressora utiliza um mecanismo (Accu-Feed) que praticamente elimina o atolamento de papéis. Durante a impressão é possível ver na tela do computador quanto, em porcentagem, foi impresso até o momento.
Outras características a destacar: fonte de alimentação embutida na impressora; possibilidade de selecionar, em uma janela do software, o tipo de papel; e possibilidade de impressão em frente e verso (é necessário trocar manualmente o lado dos papéis após a impressão da frente).
Como a maioria das impressoras jato de tinta, a Lexmark Z65 usa dois cartuchos de tinta: um para a cor preta e um para as cores magenta, amarela e ciano.

Instalação
O processo de instalação é muito simples e direto, tendo sido realizado sem dificuldades.
Se o usuário quiser compartilhar a máquina em uma rede de computadores, a Lexmark oferece uma versão de rede da impressora Lexmark Z65.

Suporte
No site em português da Lexmark na internet, a opção para informações referentes a serviços e suportes não apresenta nenhuma informação. Na opção de assistência técnica, é informado onde a Lexmark fornece assistência técnica aos seus produtos no Brasil.
Dentro da garantia, o usuário pode ligar para o telefone 0/xx/ 11/3046-6265. O site de serviços da Lexmark do Brasil é www.lexservice.com.br.

Conclusões
Ao imprimir um arquivo, um ícone de acompanhamento de impressão permite ao usuário acompanhar os níveis de tinta nos cartuchos e quanto já foi impresso (em porcentagem) do documento solicitado. A facilidade de acompanhamento do nível de tinta dos cartuchos é muito útil, principalmente por sinalizar com antecedência a necessidade de troca futura de cartuchos, antes de eles ficarem vazios.
Apesar de apresentar uma ótima velocidade de impressão, a qualidade de impressão fica atrás da obtida em outras impressoras semelhantes.
A impressora Lexmark tem um preço alto, e seus cartuchos são mais caros do que os utilizados por impressoras semelhantes.
Os recursos fornecidos pela impressora são úteis principalmente para sua utilização em escritórios. Apresenta uma razão custo-benefício regular.
Três publicações em português sobre a impressora Lexmark Z65, manual do usuário, guia de instalação e atualização de informações podem ser encontradas no site www.lexmark.com/publications/bp/z65/index.html.


André Carlos Ponce de Leon F. de Carvalho é doutor em engenharia eletrônica pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra e professor livre-docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo
andre@icmc.sc.usp.br


Texto Anterior: Segurança 3: Praga virtual ataca site do governo do Paquistão
Próximo Texto: Ensino e pesquisa: Universidade vai estudar impacto social da internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.