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MULTIMÍDIA
Real anuncia novo soft
Programa reconhece formato da Microsoft
JOHN MARKOFF
DO "THE NEW YORK TIMES"
Na semana passada, a Real Networks anunciou novos programas para distribuir áudio e vídeo na internet. Os softwares, que serão distribuídos gratuitamente
em www.helixcommunity.org, funcionam com vários formatos de gravação, inclusive o formato Windows Media, que pertence à concorrente Microsoft.
Os novos programas se destinam a empresas que distribuem
gravações a funcionários e parceiros comerciais, mas a Real
Networks admite que poderá
atrair a fúria legal da Microsoft.
Mesmo assim, o executivo Rob
Glaser, que já trabalhou na Microsoft e fundou a Real em 1994,
diz acreditar que a estratégia fará
bem aos usuários e à Microsoft.
Os engenheiros da Real estudaram os dados transmitidos entre
os programas de distribuição audiovisual da Microsoft e o tocador
Windows Media Player.
Dessa maneira, teriam conseguido desenvolver a compatibilidade com o formato mesmo sem ter acesso a detalhes sobre o funcionamento interno de programas da Microsoft. Segundo Glaser, a empresa de Bill Gates adotou estratégia similar em várias ocasiões, tendo feito engenharia reversa de tecnologias como NetWare, PostScript e JavaScript.
A Microsoft diz ter licenciado o Windows Media Player a várias
empresas, como Yahoo!, America Online e a própria Real Networks.
Um executivo da Microsoft afirmou que uma cópia independente da tecnologia Windows Media poderia ter deficiências de qualidade e desempenho.
Netscape
A Real Networks parece tentar
evitar o mesmo destino da Netscape, que foi pioneira no mercado
de navegadores, mas perdeu espaço quando a Microsoft decidiu
embutir o Internet Explorer no
sistema operacional Windows.
A inserção do navegador levou
a um processo antitruste, que foi
iniciado pelo governo dos EUA
em 1997. Além da crescente pressão da Microsoft, a Real sofre concorrência da Apple, que desenvolveu o tocador QuickTime, e da
Macromedia, que acrescentou recursos de vídeo ao formato Flash.
A Real aposta que, com a proliferação de formatos audiovisuais,
as corporações de mídia que distribuem programação na internet
desejarão adotar um programa
unificado, que reconheça vários
tipos de arquivo.
Na opinião de vários analistas, a
mudança na estratégia da Real
pode colocar a Microsoft na defensiva. As duas empresas travam
uma batalha de mercado.
A Real diz ter 700 mil assinantes em seu serviço pago de multimídia, mas é considerada crescentemente vulnerável por analistas. Segundo a empresa de pesquisas Jupiter Research, a Real tem 29,1% do mercado de tocadores,
enquanto a Microsoft tem 28,2% e a Apple tem 12,2%.
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