São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

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MULTIMÍDIA

Real anuncia novo soft

Programa reconhece formato da Microsoft

JOHN MARKOFF
DO "THE NEW YORK TIMES"

Na semana passada, a Real Networks anunciou novos programas para distribuir áudio e vídeo na internet. Os softwares, que serão distribuídos gratuitamente em www.helixcommunity.org, funcionam com vários formatos de gravação, inclusive o formato Windows Media, que pertence à concorrente Microsoft.
Os novos programas se destinam a empresas que distribuem gravações a funcionários e parceiros comerciais, mas a Real Networks admite que poderá atrair a fúria legal da Microsoft.
Mesmo assim, o executivo Rob Glaser, que já trabalhou na Microsoft e fundou a Real em 1994, diz acreditar que a estratégia fará bem aos usuários e à Microsoft.
Os engenheiros da Real estudaram os dados transmitidos entre os programas de distribuição audiovisual da Microsoft e o tocador Windows Media Player.
Dessa maneira, teriam conseguido desenvolver a compatibilidade com o formato mesmo sem ter acesso a detalhes sobre o funcionamento interno de programas da Microsoft. Segundo Glaser, a empresa de Bill Gates adotou estratégia similar em várias ocasiões, tendo feito engenharia reversa de tecnologias como NetWare, PostScript e JavaScript.
A Microsoft diz ter licenciado o Windows Media Player a várias empresas, como Yahoo!, America Online e a própria Real Networks. Um executivo da Microsoft afirmou que uma cópia independente da tecnologia Windows Media poderia ter deficiências de qualidade e desempenho.

Netscape
A Real Networks parece tentar evitar o mesmo destino da Netscape, que foi pioneira no mercado de navegadores, mas perdeu espaço quando a Microsoft decidiu embutir o Internet Explorer no sistema operacional Windows.
A inserção do navegador levou a um processo antitruste, que foi iniciado pelo governo dos EUA em 1997. Além da crescente pressão da Microsoft, a Real sofre concorrência da Apple, que desenvolveu o tocador QuickTime, e da Macromedia, que acrescentou recursos de vídeo ao formato Flash.
A Real aposta que, com a proliferação de formatos audiovisuais, as corporações de mídia que distribuem programação na internet desejarão adotar um programa unificado, que reconheça vários tipos de arquivo.
Na opinião de vários analistas, a mudança na estratégia da Real pode colocar a Microsoft na defensiva. As duas empresas travam uma batalha de mercado.
A Real diz ter 700 mil assinantes em seu serviço pago de multimídia, mas é considerada crescentemente vulnerável por analistas. Segundo a empresa de pesquisas Jupiter Research, a Real tem 29,1% do mercado de tocadores, enquanto a Microsoft tem 28,2% e a Apple tem 12,2%.



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