São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terceiro setor é tema de discussão

DA REPORTAGEM LOCAL

Além da disseminação de iniciativas positivas, a rede também serve como central de discussão e distribuição de informação sobre a atuação do terceiro setor.
O ponto de partida para quem busca se inteirar sobre o assunto é entrar no site da Associação Brasileira de ONGs (Abong, www.abong.org.br), que, além de trazer notícias sobre o terceiro setor, permite que o internauta procure uma organização não-governamental a partir de parâmetros como área de atuação.
Outros bons pontos de referência para quem busca informações e notícias sobre ONGs são as revistas eletrônicas www.rits.org.br e www.terceirosetor.org.br.
Quem procura discutir o tema e levantar questões como a efetividade das ações voluntariosas e da filantropia deve entrar no site www.academiasocial.org.br/listas/capa.htm, que tem 16 listas de discussão sobre esses temas.
Outra lista sobre o tema terceiro setor está disponível na página http://integracao.fgvsp.br/lista.htm.
Reunindo textos sobre as dificuldades do terceiro setor, o site www.gife.org.br é boa fonte de informações para o internauta que quer avaliar o modelo de atuação dessas instituições.
Estudos sobre os limites que as ONGs encontram ao atuar em uma sociedade centrada no mercado estão no site www.portalsocial.ufsc.br/terceirosetor.htm, que também traz orientações para quem deseja fundar sua própria ONG.
O internauta que estiver realmente disposto a entender o assunto não pode deixar de se informar sobre a atuação do Ipea (Insituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão criado para trabalhar com o governo federal cuidando de iniciativas sociais que tenham a participação de empresas privadas. No site www.ipea.gov.br/asocial, o internauta faz download de relatórios do instituto.
Em http://bocc.ubi.pt/pag/moraes-denis-ativismo-digital.html, há texto sobre as origens e os resultados práticos do ativismo digital, analisando a relação entre a internet e o Fórum Social Mundial, evento criado em 2000 em oposição ao Fórum Econômico Mundial, que reúne a cúpula política e e empresarial do mundo.



Texto Anterior: Tempo real
Próximo Texto: Site brasileiro é finalista em prêmio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.