São Paulo, Segunda-feira, 22 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA REDE
Corretora anuncia fusão com NetTrade; site deve ter fundos e ações de países como os EUA em 2000
Patagon quer oferecer produtos estrangeiros

da Reportagem Local

O investidor brasileiro terá, no próximo ano, mais opções para diversificar sua carteira, podendo comprar fundos e até ações de empresas listadas nas Bolsas da Argentina, Chile, México e Estados Unidos.
Essa é a principal intenção da corretora virtual financeira Patagon, que anunciou na semana passada a sua fusão com a brasileira NetTrade, que desde fevereiro operava no sistema "home broker" da Bovespa, de negociação on line de ações.
Graças à fusão, o site, originado na Argentina em 1997, já pode operar na Bovespa (leia texto ao lado), no endereço www.patagon. com.br. Mas a ambição de possibilitar o acesso a outros mercados aos brasileiros esbarra na legislação do país. "As conversas com o Banco Central já estão bem adiantadas, e acreditamos que até o final do ano que vem seja possível oferecer produtos estrangeiros ao investidor nacional", diz Michael Esrubilsky, gerente de negócios da Patagon no Brasil.
Os executivos da empresa não vêem problemas na liberação, por parte do BC, da saída de recursos do Brasil para Bolsas de outros países. "Já é possível remeter recursos para o exterior hoje", explica Sérgio Kulikovsky, ex-diretor da NetTrade -agora na Patagon. "O problema é que essa remessa depende de um processo burocrático e custoso ao pequeno investidor, já que envolve muita tributação."
Liberado o trâmite legal, a empresa informa que a negociação de ações e a compra de cotas de fundos estrangeiros acontecerão rapidamente. "Os argentinos já podem comprar ações brasileiras, e a maior parte deles o faz, pois o Brasil é o maior mercado da América Latina", diz Constâncio Larguía, co-fundador da Patagon.
Outro site financeiro de origem argentina, o LatinStocks.com (em www.latinstocks.com), também pretende oferecer aos brasileiros ações do exterior, segundo Leandro Martino, principal executivo da empresa.
Enquanto não oferece essas opções de investimento, a Patagon quer possibilitar a diversificação da carteira do investidor de outras formas. "Vamos oferecer, já no começo de 2000, dezenas de fundos de diferentes instituições", afirma Kulikovsky.
Atualmente, o site www. investshop.com.br, do banco Bozano, Simonsen, já oferece mais de 50 fundos. "A diferença é que a Patagon não possui elo com nenhum banco", diz Larguía. "O princípio da Patagon é ser um supermercado financeiro virtual, associado a instituições financeiras, mas sem ser controlado por uma delas."
A vantagem para o investidor de aplicar em fundos pela Internet é que ele pode ter acesso a fundos com menores taxas de administração -e, logo, maior rentabilidade. "Se no banco o fundo só aceita R$ 20 mil, no site, ele aceitará aplicações de R$ 1.000", diz Kulikovsky. Também está nos planos da corretora virtual oferecer cartões de crédito, seguros e pagamento de contas on line.
(RODRIGO FRANÇA)

Texto Anterior: Fundos: Mercado recupera perdas de nove meses
Próximo Texto: Site quer ser o maior on line na AL
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.