São Paulo, segunda, 5 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUNDOS DE INVESTIMENTO
Trabalho inédito sinaliza um avanço e mostra que administradores estão mais transparentes
Nove gestores divulgam suas carteiras

da Redação

O Bradesco foi o único, entre os grandes administradores de fundos consultados pelo Folhainvest, que não abriu sua carteira de investimentos para mostrar como seus gestores estão investindo o dinheiro dos cotistas dos fundos neste período de crise financeira global.
A decisão do Bradesco, contudo, não impede que o leitor tenha uma amostragem significativa de como este mercado opera, pois estão reunidos nove importantes gestores, responsáveis por mais de 50% do patrimônio da indústria.
A grande adesão de administradores ao trabalho de acompanhamento, por um período de quatro semanas, é uma sinalização importante do avanço que essa indústria fez nos últimos anos.
A decisão de mostrar aos leitores informações tão importantes reflete uma predisposição dos gestores à transparência, item de extrema importância na hora em que o investidor estiver analisando o cardápio de fundos para optar por uma aplicação.

Trabalho inédito
Trata-se de um trabalho inédito. Nunca, antes, foi possível encontrar tantos administradores dispostos a mostrar tão de perto sua rotina de trabalho. É um sinal de que essa indústria vem passando por mudanças significativas.
A decisão do Folhainvest de pedir a esses administradores que participassem desse trabalho partiu da demanda de leitores por informações mais detalhadas sobre os mecanismos de funcionamento da indústria de fundos.
Sem ter acesso a essas informações, muitos investidores deixam de considerar os fundos como opção de investimento na hora de escolher suas aplicações. Por isso, a iniciativa tem um caráter puramente didático.
Nesta semana, os leitores poderão comparar os movimentos dos administradores com os da semana anterior e, ainda, observar qual a tendência de comportamento de cada gestor.
Preste atenção: os movimentos vão indicar, no máximo, o estilo de gestão de cada um. E estilo de gestão não é indicador de eficiência. Você certamente encontrará gestores com estilos bastante diferentes, mas com graus de eficiência elevados.
Não é possível, em um prazo de quatro semanas, julgar a eficiência de um gestor. Trata-se de um prazo extremamente curto para avaliar o desempenho de um fundo de investimento.
Você deve utilizar essas informações para entender o funcionamento da indústria, entrar em contato com sua rotina e entender os mecanismos que regem a gestão de recursos de terceiros.
Mas não utilize essas informações para decidir por uma aplicação. Isso seria um erro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.