São Paulo, segunda, 7 de setembro de 1998

Próximo Texto | Índice

A crise abre boas oportunidades
para seus investimentos


- Ganhe com os juros
- Adies as Compras
- Estude as Bolsas

SANDRA BALBI
da Reportagem Local


O mundo está inciando um ciclo de perda de riqueza. Por isso, os mercados estão tão agitados. Trata-se de uma crise iniciada na Tailândia, em julho do ano passado, e que está devastando economias. É o fim de um ciclo de crescimento mundial e o início de um duro e forte ciclo recessivo.
O pior que pode acontecer a você é a perda de seu emprego. O desemprego, se confirmada a recessão que se anuncia, tende a aumentar. Por isso, evite os gastos neste momento, corte os custos e aprenda a poupar (veja texto na página 2-4).
O melhor é que as oportunidades de investimentos vão se abrir. "Existem extraordinárias oportunidades de investimentos durante ciclos recessivos da economia", diz Antônio Costa, sócio da Oryx Asset Management.
Por isso, procure ser seletivo em suas compras. Essa atitude poderá lhe valer bons lucros em muitos mercados: ações, imóveis e carros, só para citar os melhores exemplos.
A recessão deixa as pessoas mais pobres e derruba o preço dos bens nos mais diversos mercados. Essa queda já aconteceu com o petróleo, com o cobre, com o níquel, com as commodities agrícolas, como a soja, com várias moedas asiáticas e está acontecendo com as ações.
"Infelizmente, as pessoas não medem todo seu patrimônio pelos índices de mercado, como fazem diariamente com a cota de seus fundos", diz Costa. Mas esse é um bom momento para se comportar como um investidor de fato e avaliar seus bens como um todo.
Nesta semana, reavalie suas aplicações e veja se elas estão no lugar mais adequado para o momento. Mas cuidado, evite se mover desnecessariamente, porque a tributação é alta e pode comer boa parte de seus ganhos.
Para quem tem aplicações em Bolsas, uma boa tática pode ser fingir-se de morto. Sair agora significaria vender boas empresas a preços muito baixos. Mas avalie o custo de oportunidade, porque se as expectativas se confirmarem e as taxas de juro aumentarem ainda mais, você poderá ganhar com a alta das taxas.
Para quem está fora das Bolsas, este é o momento de entender como a Bolsa funciona e conhecer o mercado (veja texto na página 2-3). Depois comece a avaliar as empresas, porque elas estão muito baratas (veja matéria na página 2-2).



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.