São Paulo, segunda, 10 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BALANÇOS

"Gostaria de saber se todas as empresas de capital aberto fecham seus balanços em 31 de dezembro, quando ocorre a divulgação dos mesmos e de que forma isso influi nas cotações das ações."
(Carlos Nakao, via e-mail)

Segundo Guilherme Arantes, diretor da AG Assessoria Financeira, a maioria das empresas de capital aberto fecha seus balanços no dia 31 de dezembro.
Mas a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), órgão que regula o mercado de capitais, exige apenas que que eles sejam fechados a cada 12 meses -não determinando uma data específica.
Após o fechamento dos balanços, as empresas têm até 90 dias para divulgá-los em jornais e também à CVM e à Bolsa de Valores onde estão listadas.
"E 120 dias depois do fechamento, cada empresa deve realizar sua assembléia de acionistas", afirma Arantes.
Ele diz ainda que a divulgação desses balanços anuais acaba influenciando as cotações das ações, para cima ou para baixo, porque cria no mercado expectativas positivas ou negativas sobre essas empresas.
Dessa forma, as ações de empresas que tiveram resultados positivos -que vão, por exemplo, fazer distribuição de dividendos porque tiveram lucro- serão mais procuradas no mercado e seu valor deverá subir.
"Por outro lado, se um balanço apresentar um resultado abaixo do esperado pelo mercado, é bem provável que as ações da empresa sofram queda", afirma Arantes.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.