São Paulo, segunda, 22 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA
Brasil está na frente

MARIA ERCILIA
Editora de Internet

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em serviços bancários on line. É o que verificou uma pesquisa realizada pelo professor Eduardo Diniz, da Fundação Getúlio Vargas.
Segundo ele, a taxa de crescimento do "Internet banking" no Brasil foi de 71% entre 97 e 98. "Mantida esta mesma taxa para 99, o que eu acho bastante provável, quase metade dos bancos no Brasil oferecerão o serviço de Internet banking, taxa equivalente à dos EUA". afirma o professor.
Diniz acredita que a rápida adoção da Web pelos bancos brasileiros se deve à sua tradição de investimento em tecnologia. "O longo período de inflação alta a que estivemos sujeitos pressionou os bancos no Brasil a investir em tecnologia on line, para fazer com que as transações fossem mais rápidas e forneceu recursos através do "float', quando o dinheiro do pagamento de uma transação percorre um caminho antes de chegar ao seu destino", diz.
Para Diniz, falta uma utilização maior de recursos específicos da Web, como personalização, utilização de busca etc.
"A idéia de banco eletrônico no Brasil é antiga e a eficiência na execução de transações também está adiante da maioria dos países. Os investimentos em tecnologia ganharam impulso em campanhas de marketing, onde a imagem de tecnologicamente avançado foi vendida como a principal característica que um banco deveria ter. Com o fim da inflação os recursos minguaram, mas a idéia de banco tecnológico ficou enraizada."
Foram avaliados 55 sites de bancos em 97 e 73 em 98. Em maio próximo, será completada a avaliação de 75 sites brasileiros. Nos EUA, 121 sites foram avaliados em 97 e 152 em janeiro deste ano. Na próxima edição, entram também 75 bancos espanhóis.
A pesquisa pode ser encontrada no site do Centro de Excelência Bancária da GV (http://www.fgvsp.br/CEB/ Wbanking.htm).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.