São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

Os dez+

Uma seleção de livros e eventos culturais indicados pelo caderno

ARTE
O Paraíso de Cézanne
Picasso e Matisse o cultuavam pela sua reinvenção divina da pintura. A obra de Cézanne (1839-1906) é analisada pelo escritor Philippe Sollers, que compara o artista francês a Rimbaud devido às controvérsias que ambos causaram no final do século 19. Trad. Ferreira Gullar. 96 págs., R$ 28. Ed. José Olympio (tel. 0/xx/21/ 2585-2060).

FICÇÃO
Instinto de Inez
Carlos Fuentes inicia o romance pela contemplação de um sinete de cristal que retém toda a memória de seu personagem, o maestro Gabriel Atlan-Ferrara, que fixa o olhar no objeto e revê sua vida. Em paralelo, a história de um amor impossível ligado ao talismã do maestro. Trad. Ebréia de Castro Alves. 140 págs., R$ 25. Ed. Rocco (tel. 0/xx/ 21/ 2507-2000).

RELIGIÃO
Espiritismo à Brasileira
As trajetórias de Allan Kardec, Chico Xavier e Luiz Antonio Gasparetto servem de mote para este estudo da antropóloga Sandra Jacqueline Stoll sobre o desenvolvimento do espiritismo no Brasil e a transição no perfil da religião, de um "estilo católico" ao modelo atual da auto-ajuda. 296 págs., R$ 35. Edusp/ed. Orion (tel. 0/xx/ 41/ 272-4940).

SOCIOLOGIA
Quem Vigia os Vigias?
Estudo sobre as raízes do arbítrio policial no Brasil e o papel das ouvidorias nas corporações de segurança pública. Julita Lemgruber, Leonarda Musumeci e Ignacio Cano pesquisaram os arquivos das polícias Civil e Militar e apresentam formas de aprimorar o controle externo da polícia. 320 págs., R$ 38. Record (tel. 0/ xx/ 21/2585-2000).

EXPOSIÇÃO
São Paulo - 450 Anos - Paris
Em busca de um diálogo entre as duas cidades, os curadores Carlos Augusto Calil (núcleo histórico) e Agnaldo Farias (núcleo contemporâneo) reúnem obras e documentação que promovem aproximações: de projetos de Le Corbusier a fotografias que mostram a coincidência do olhar sobre o urbano. No Instituto Tomie Ohtake (tel. 0/xx/ 11/3814-7000).

ROMANCE
O Engate
O carro de Julie, uma sul-africana branca, quebra quase em frente ao bar freqüentado por seus amigos. Há uma oficina na rua ao lado, onde ela conhece Abdu, imigrante ilegal árabe, que convida para a mesa do bar. Nadine Gordimer, ganhadora do Nobel em 1991, tematiza aqui o amor entre contrários. 294 págs., R$ 42,50. Cia das Letras (tel. 0/xx/ 11/3707-3500).

MOSTRA
Retratos de Revista
Vik Muniz utiliza picotes de revistas e livros como matéria-prima para sua nova série de trabalhos, em exposição na Pinacoteca (tel. 0/ xx/11 229-9844). As "assemblages" efêmeras que o artista eterniza em fotografias em grandes dimensões reconstituem retratos de celebridades (como Lula, Pelé e João Ubaldo Ribeiro) e de pessoas comuns.

CINEMA
Encontros e Desencontros
Sofia Coppola ("Virgens Suicidas") aborda a desterritorialização experimentada pelo sujeito contemporâneo ao promover o encontro, em um hotel no Japão, entre o ator decadente Bob Harris (Bill Murray) e a jovem Charlotte (Scarlett Johansson). Estão longe de seus países e perdidos neles próprios, vagando pelo hotel. Em cartaz em São Paulo e no Rio.

CLÁSSICO
Picasso na Oca
A retrospectiva do artista espanhol reúne 125 obras do Museu Picasso, em Paris, distribuídas em ordem cronológica nos quatro andares do pavilhão (tel. 0/xx/ 11/ 3253-7007), passando pelos períodos azul, rosa, cubista, surrealista etc., com cenografia de Felipe Tessara e Daniela Thomas. O conjunto de esculturas "Os Banhistas" (1965) é exibido sobre um espelho d'água.

TEATRO
O Diabo e o Bom Deus
O rótulo de dramaturgo de tese, que se costuma aplicar a Sartre, é enfrentado com criatividade nesta montagem de Eugênia Thereza de Andrade. Em meio a cruzes presas a arame farpado, um herói "bastardo" renuncia à liberdade abstrata, ao bem e mal absolutos e se engaja na história. No Sesc Consolação (tel. 0/xx/11/ 3234-3000).


Próximo Texto: Et + cetera
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.