UOL


São Paulo, domingo, 02 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

O livro mais rápido do mundo
No dia 23 de abril, às 7h45, 40 escritores espalhados por dez cidades alemãs receberão um tema, a partir do qual deverão desenvolver uma história em no máximo... duas horas. Reunidas, elas serão editadas em um livro de 96 págs., com tiragem de mil exemplares, que chegarão às livrarias às 19h do mesmo dia. A iniciativa é da fundação Stiftung Lesen, que visa a estimular a leitura, e a renda obtida com a venda do "livro a jato" será revertida para uma biblioteca que está em dificuldade.


As origens de tantas emoções
As proposições que o neurologista António Damásio defende em seu novo livro, "Looking for Spinoza" (Procurando Spinoza, ed. Harcourt) não apenas "não são originais" como "são falsas". Ao buscar explicar "o que é precisamente uma emoção", diz Colin McGinn no "New York Times", Damásio utiliza "uma psicologia behaviorista à moda antiga", desenvolvida nos anos 1880 por William James and Carl Lange. Mas ele a trata, diz, como se fosse uma "surpreendente descoberta".


A face oculta do "Le Monde"
Poucos jornais no mundo gozam de um prestígio tão grande como o "Monde". Criado após a Segunda Guerra como opção mais arejada à imprensa francesa, ele se tornou nos anos 90 uma trincheira antiglobalização. Mas o mito é atacado em "La Face Cachée du Monde", de Pierre Péan et Philippe Cohen. Jornalistas da direitista "L"Express" (que tentou comprá-lo há alguns anos), dizem terem desvendado os métodos "suspeitos" do diário, como abuso de poder e pressão psicológica.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + música: Lirismo e boas intenções
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.