São Paulo, domingo, 02 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UBÍQUO COMO O AR

Dos projetos mencionados, por exemplo, aquele que mais brevemente deve render benefícios concretos é o da sala inteligente, na verdade apenas uma parte do Projeto Oxigênio e de outros trabalhos semelhantes no MIT. Eles têm como lema "permitir que as pessoas façam mais fazendo menos" e como objetivo "trazer a todos computação e comunicação de forma tão abundante e tão ubíqua quanto o ar".
Tais trabalhos buscam corrigir, segundo o professor do MIT Randall Davis, ex-presidente da Associação Americana para Inteligência Artificial, um "acidente histórico" que torna os computadores muito difíceis de usar. Esse acidente aconteceu nos anos 40, quando computadores começaram a ser desenvolvidos. "Alguém teve a brilhante idéia de ligar uma máquina de escrever a um computador. Desde então, temos datilografado. Isso é bobo. Não datilografamos para falar uns com os outros, por que temos que datilografar para nos comunicar com um computador? Em 50 anos, o que fizemos? Houve o "gigantesco" salto para o mouse. Agora temos o teclado e o mouse."
De acordo com ele, o ser humano tem, por muito tempo, organizado a vida ao redor de computadores, porque eram aparelhos grandes, caros e raros. Tal situação não se alterou, apesar de eles não serem mais grandes, caros e raros. "Então por que não ficamos nós confortáveis, ao invés de fazê-los confortáveis?", pergunta Davis.
Um exemplo de mecanismo usado no Projeto Oxigênio é o E21, que engloba uma série de aparelhos (microfones, câmeras) inseridos no ambiente e com os quais a pessoa interage naturalmente, sem nenhum foco de atenção específico. O E21 pode redirecionar uma ligação telefônica "conversando" com o interlocutor, marcar compromissos, fazer reservas ou mesmo avisar alguém da hipotética queda de um parente em seu apartamento.



Texto Anterior: Mentes que brilham
Próximo Texto: Robôs que riem, choram, andam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.