UOL


São Paulo, domingo, 02 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

Pensando sem palavras
Em artigo para o "London Review of Books", Jerry Fodor, professor de filosofia e psicologia da Universidade Rutgers (EUA), critica o sugestivo livro "Thinking without Words" (Oxford University Press, US$ 35), de José Luis Bermúdez, professor do departamento de filosofia da Universidade de Sterling (Reino Unido), que discute a construção do pensamento entre os seres vivos. Segundo Fodor, "Bermúdez não encara a complexidade das capacidades de percepção dos animais".


O Brasil traduzido na Argentina
"Traducir el Brasil - Una Antropologia de la Circulation Internacional de Ideas" (ed. Del Zorzal, 256 págs., 22 pesos), de Gustavo Sorá, discute a relação cultural entre os dois países a partir da análise das obras brasileiras traduzidas no país. O autor, por meio da antropologia social, da sociologia do conhecimento e da história intelectual, debate temas como a dificuldade de intercâmbio cultural entre os dois países, apesar de sua proximidade e de seus laços econômicos cada vez mais estreitos.


A música na lógica do mercado
Em artigo publicado no "New York Review of Books", Charles Rosen, um dos principais musicólogos vivos, critica a conduta do mercado na área cultural, que bloquearia a produção de qualquer obra que não seja rentável a curto prazo. "A política do lucro imediato ou da retirada de qualquer livro ou gravação que não tenham interesse comercial suficiente quando lançados faz com que seja difícil estabelecer a obra de uma nova figura cujo trabalho tenha alguma complexidade", diz ele.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cultura: O outro lado da matéria-prima da dor
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.