São Paulo, domingo, 03 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ notas

A ciência da dúvida 1
A incógnita é mesmo parte integrante das equações da ciência. É o que parece segundo o recém-divulgado Anuário Edge (www.edge.org), que convidou algumas das melhores cabeças do mundo científico e artístico a formular uma "pergunta ainda não respondida". Os temas abordados vão da linguagem ao sofrimento, do gosto pela música à mente feminina.

A ciência da dúvida 2
O cientista social e cognitivo francês Dan Sperber diz que sua maior dúvida é se as ciências sociais poderão ganhar em rigor científico e se tornar um instrumento mais efetivo de construção de uma sociedade justa -superando a condição, reiterada nos atentados de 11 de setembro, de mero "jornalismo sem pressa".

A ciência da dúvida 3
Já a questão do biólogo Richard Dawkins, transposta da ficção científica para a bioquímica, é se a existência do universo é possível apenas na forma como o conhecemos ou, ao contrário, se haveria possibilidade de vida para além da órbita do DNA, onde é mínima a diferença entre uma ameba e um elefante.

A ciência da dúvida 4
O "mundo desconhecido" que intriga o filósofo Daniel Dennett é, porém, mais "íntimo" do homem: o cérebro. Por que código ele processa informações? É de fato procedente, por exemplo, a hipótese de uma "divisão do trabalho" -o comando da fala, do uso de instrumentos, da alimentação, da locomoção etc.- segundo áreas específicas do cérebro?



Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + personagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.