São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

por Jean-Claude Bernardet

Voir et Pouvoir - L'Innocence Perdue: Cinéma, Telévision, Fiction, Documentaire
[Ver e Poder - A Inocência Perdida: Cinema, Televisão, Ficção, Documentário], de Jean-Louis Comolli Paris, ed. Verdier, 2004 O livro reúne escritos de Comolli sobre práticas documentárias, de 1988 até hoje. Entre os estudiosos que refletem sobre o documentário, o autor ocupa um lugar diferenciado: sendo também documentarista, ele junta as reflexões de quem está diante da tela e as de quem está atrás da câmera.

La Fable Cinématographique
[A Fábula Cinematográfica], de Jacques Rancière Paris, ed. Seuil, 2001 O livro reúne diversos ensaios sobre cinema. Destaco dois: "La Fiction Documentaire - Marker et la Fiction de Mémoire" é uma das mais estimulantes reflexões sobre documentário; e "Une Fable Sans Morale - Godard, Le Cinéma, Les Histoires", onde o autor analisa a construção da significação em "Histoire(s) du Cinéma".

Pour un Nouvel Art Politique - De L'Art Contemporain au Documentaire
[Por uma Nova Arte Política - Da Arte Contemporânea ao Documentário], de Dominique Baqué Paris, Flammarion, 2004 A autora analisa práticas documentárias nas artes plásticas e no cinema. E como o cinema documentário é uma área de questionamento não apenas para o cinema mas para a arte contemporânea em geral.

Le Temps Exposé - Le Cinéma de la Salle au Musée
[O Tempo Exposto - O Cinema da Sala ao Museu], de Dominique Païni Paris, Cahiers du Cinéma, 2002 O ex-conservador da Cinemateca Francesa (1991-2000) reúne uma série de reflexões sobre a materialidade do cinema, ou seja, a película e suas relações com novos suportes, como o DVD e a web. São análises que contribuem para a reflexão sobre o cinema não-narrativo, sobre o "cinema de poesia".

Le Grand Atelier de Peter Greenaway
[O Grande Ateliê de Peter Greenaway], organização de Michel Cieutat e Jean-Louis Flecniakoska Estrasburgo (França), Les Presses du Réel, 1998 Não existe bibliografia no Brasil sobre um dos mais importantes cineastas da atualidade: Greenaway. Nos anos 90, ele deu um longo seminário na Universidade das Ciências Humanas de Estrasburgo e este livro reúne suas aulas, que fazem um balanço detalhado sobre seu pensamento cinematográfico, sobre a narração e a não-narração no cinema, o aproveitamento do digital na construção dos filmes, o seqüencial e o simultâneo etc.
Jean-Claude Bernardet é crítico e professor de cinema, autor de "Cineastas e Imagens do Povo" e "Aquele Rapaz" (ambos pela Companhia das Letras), entre outros.

Texto Anterior: Ficção: Walnice Nogueira Galvão
Próximo Texto: Antropologia: Eduardo Viveiros de Castro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.