São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Los Angeles, a metrópole envergonhada
Em sua edição de 25 anos, a "LA Weekly", versão californiana da novaiorquina "Village Voice", é inteiramente dedicada a Los Angeles. Em tom investigativo, os artigos relembram a irrupção da Aids na cidade, os terremotos de que foi vítima, a imigração "chicana", os distúrbios raciais que ocorreram em 1992 depois que os policiais que espancaram o motorista negro Rodney King foram absolvidos pela Justiça e, claro, o complexo cultural que a cidade nutre em relação à Big Apple.

O paradoxo da arte situacionista
Acontece em Saint-Etienne (França) a primeira exposição a rever a história do situacionismo, que teve como figura de proa o francês Guy Debord (1931-94). A mostra explora a tensão provocada pelo pensamento de Debord -autor de "A Sociedade do Espetáculo" (ed. Contraponto)-, que previa a "superação da arte" pela ação revolucionária. Entre os artistas, há Asger Jorn, Constant e Raymond Hains. Também é abordado o letrismo, movimento criado por Isidore Isou no pós-guerra.

O cálculo literário de Borges
Lançada há pouco na Argentina, a coleção de ensaios "Borges y la Matematica" (Eudeba), de Guillermo Martinez, estuda como o autor de "O Aleph" e "Tlon, Uqbar, Orbis Tertius" lidava com noções do universo matemático (teoria dos conjuntos, noções de lógica etc.) não apenas de modo explícito em seus contos e ensaios, mas também na própria estruturação de suas narrativas. Professor de matemática na Universidade de Buenos Aires, Martinez é também escritor de ficção.



Texto Anterior: Os dez +
Próximo Texto: + história: Em busca de uma raça nacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.