São Paulo, domingo, 05 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A "Sensação" da década passada

Mostra realizada em Londres em 1997, com obras de 42 então jovens artistas plásticos britânicos, a "Sensation" escandalizou a crítica e a opinião pública do país ao apresentar uma mistura de erotismo, violência, vulgaridade, humor e arte, tornando famosos mundialmente nomes como Damien Hirst , Jake e Dinos Chapman, Michael Landy, Fiona Rae, Rachel Whiteread. Eles passaram a ser chamados, juntamente com outros artistas, de Young British Artists (YBA).
A mostra foi levada a Nova York no ano seguinte, quando deixou de lado o choque e o escândalo e se tornou um fenômeno no mercado internacional de artes.
Toda a coleção exposta pertencia ao milionário publicitário Charles Saatchi, principal responsável pela explosão dos jovens artistas britânicos. Ele comprava sua produção integral e a expunha em sua própria galeria, no norte de Londres -como, de resto, está fazendo agora com a Nova Escola de Leipzig.


Texto Anterior: O velho: Quanto vale o show
Próximo Texto: Clark interativa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.