São Paulo, domingo, 06 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

notas

O basquete explica a democracia
"Se considerarmos as regras do basquete como um ideal utópico de vida, tentaremos fazer das regras da vida mais parecidas com o jogo de basquete." A análise é do professor de política da Universidade de Nova York Bertell Ollman, defendendo a necessidade de um trabalho de equipe -semelhante ao que considera o mais interessante nas disputas esportivas- para o funcionamento da democracia. Para ele, ver o esporte como preparação para a vida real deseduca frente ao que a sociedade realmente é.

Hunter Thompson viveu como quis
Hunter S. Thompson (foto) costumava dizer que a realidade brutal da política seria intolerável sem as drogas. Em texto publicado no "Guardian", o escritor americano Paul Theroux relembra essa e outras características do jornalista, ícone da contracultura nos anos 60 e autor de "Hell's Angels" e "A Grande Caçada aos Tubarões" (ambos pela ed. Conrad), entre outros, morto no mês passado. "Ele viveu como quis. Meio como fora-da-lei, meio como herói, sem nenhuma inibição", conta Theroux.

Filosofia em Freud e Shakespeare
O pensamento de filósofos como Platão, Descartes e Rousseau e de artistas (Shakespeare), sociólogos (Max Weber) e psicanalistas (Freud) fazem parte de "Do Mito à Razão - Introdução à Filosofia", curso de 16 aulas oferecido pela professora de filosofia Olgária Matos, da USP. O curso será ministrado de 15/3 a 28/6 na rua Aureliano Coutinho, 278, conjunto 32 (tel. 0/ xx/11/3825-8141). O preço é de R$ 180,00 mensais. Contatos e inscrições podem ser feitos pelo e-mail cinegrafia@uol.com.br


Texto Anterior: Lançamentos
Próximo Texto: + cultura: A fotografia suspeita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.