São Paulo, domingo, 06 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ 5 livros História do Brasil

por Maria Sylvia Carvalho Franco

Sermão do Bom Ladrão
de pe. Antonio Vieira. In "Sermões - Tomo 1", Hedra (tel. 0/xx/11/ 3097-8304). Recolhe, nos seus meandros e facetas, a venalidade reiterativa dos gestores da coisa pública no Brasil. Pertinente e válido também hoje.

História Econômica do Brasil
de Caio Prado Jr. Brasiliense (tel. 0/ xx/ 11/218-1488). Rigor teórico, precisão empírica, liberdade de pensamento reconstituem a história da sociedade brasileira no capitalismo, sustentando a acuidade da crítica marxista.

Raízes do Brasil
de Sérgio Buarque de Holanda. Cia. das Letras (0/xx/11/ 3846-0801). Portador do ideário romântico dominante no Brasil. Integra um corpus básico para compreendermos a ideologia e a prática conservadoras.

Os Parceiros do Rio Bonito
de Antonio Candido. Duas Cidades/ Ed. 34 (tel. 0/xx/11/3816-6777). Saber racional e simpático focalizam a humanidade do caipira afeito à natureza e sua alienação no capitalismo, recorrendo à critica marxista, hoje desqualificada sem base.

Grande Sertão Veredas
de João Guimarães Rosa. Ed. Nova Fronteira (tel. 0/xx/21/537-8770). O "Sertão" recolhe, como imagem e saberes produzidos ao mesmo tempo pela fantasia e por refinada erudição, a universalidade concreta da poesia.


Maria Sylvia Carvalho Franco é professora titular de filosofia da Universidade Estadual de Campinas e autora de "Homens Livres na Ordem Escravocrata" (ed. Unesp).


Texto Anterior: Os dez +
Próximo Texto: Dostoiévski - Direto do russo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.