São Paulo, domingo, 08 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ trecho

"Depois de principiado o dito estabelecimento (Iguatemi) (...), determinou o dito general povoá-lo com povoadores, os quais se transportarão da capital de São Paulo para o porto de Araritaguaba para dali embarcarem em direitura ao dito sertão. (...)
Navegavam estas embarcações (as canoas) sempre a céu descoberto, e a gente ao rigor do tempo. (...)
Estando tudo na forma dada, se dá aviso ao pároco para vir benzer esta expedição; o qual, tomando a sua estola e sobrepeliz com o seu sacristão, se põe sobre o barranco do rio, ajoelhando, e todos entoam a ladainha de Nossa Senhora. (...)
Estando tudo na forma do dito sobreveio uma diarréia geral por homens, mulheres e crianças, de tal sorte que, uns escondidos pelos matos, outros desfalecidos que não se moviam de um lugar, outras crianças em artigo de morte, a tudo isto se supria na melhor forma que permitia a ocasião e o país. (...)
Aqui neste pouso achamos cartas de uns cuiabanos que tinham passado, as quais se costuma deixar dentro de uma cava que se faz de uma grossa árvore, que metendo-se-lhe dentro as cartas ficam guardadas, de sorte que outro viandante, que passa, as conduz. (...)
Aqui nos adoeceu muita gente além da que já trazíamos doente, isso nos dava grande cuidado porque se nos ia demorando a viagem e os mantimentos já poucos. (...)
A este tempo já nesta povoação vieram vindo uma quantidade de ratos que mais parecia praga que imundícia da terra, laboravam já muitas doenças e amiudavam as mortes. (...)
A quarta foi imensidade de baratas que é inexplicável o poder-se dizer a sua quantidade, basta só dizer que se formavam nuvens pelas casas, que voando davam pela cara da gente e se metiam pela boca."


Texto Anterior: José Simão: Ana Maria Brega arranca o pingo do i!
Próximo Texto: Millôr
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.