UOL


São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wittgenstein, Marx e Heidegger estão entre os filósofos mais influentes para os dez intelectuais entrevistados pelo Mais!

Minha formação

Divulgação
O filósofo alemão Martin Heidegger, em 1968


De Platão a Richard Rorty e Jürgen Habermas. São mais de 2.000 anos de um longo e polêmico debate, que, com o passar do tempo, se torna cada vez mais complexo.
Para ajudar o leitor a criar a sua versão pessoal da história da filosofia e a montar uma biblioteca de textos fundamentais, o Mais! expõe nesta edição uma espécie de "minha formação" de alguns dos principais protagonistas da área no Brasil e no exterior.
A cada um dos dez intelectuais entrevistados pelo caderno foram propostas três questões:

1. Qual é o filósofo que mais influenciou a sua formação intelectual?

2. Qual o filósofo que mais responde a suas inquietações atuais?

3. Qual o filósofo contemporâneo que lê com mais atenção?

Nas respostas, publicadas a partir da página ao lado, se destacam alguns nomes -principalmente os de Wittgenstein e Marx, antecedidos com muita frequência por Nietzsche, Hegel, Kant. Entre os autores mais recentes, são citados -não por acaso- Habermas e Rorty, além de Bergson, Deleuze e Heidegger.


Texto Anterior: Capa 08.06
Próximo Texto: Richard Rorty: A narrativa da vida
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.