UOL


São Paulo, domingo, 09 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ saiba mais

Molly Riley - 4.set.2003/Reuters
A cantora britânica Britney Spears se apresenta em Washington


Tecno
Música dançante eletrônica que utiliza batidas rápidas, produzida exclusivamente com material sintetizado. O tecno se iniciou em Detroit (EUA), nos anos 80, quando os produtores musicais Derrick May, Kevin Saunderson e Juan Atkins fundiram o pop eletrônico da banda alemã Kraftwerk com o electrofunk do Afrika Bambaataa e do músico norte-americano George Clinton.

Drum'n'bass
Proveniente do "jungle" -estilo com batidas sincopadas, surgido em Londres em 1992-, o drum'n'bass possui elementos jazzísticos e instrumentais. As batidas rápidas foram desaceleradas e passaram a ser misturadas a efeitos de dub e a linhas de baixo sintetizadas, com o uso constante de samplers (colagem de trechos de uma ou de várias músicas).

Hip hop
Movimento cultural surgido em Nova York que ganhou popularidade nas décadas de 80 e 90. A expressão engloba algumas manifestações da cultura negra, como dança, grafite, técnica de discotecagem e rap. O início do movimento pode ser atribuído a Kool Herc, Grandmaster Flash, que começaram a explorar o uso de novas batidas dançantes na década de 70.

Rap
Estilo criado nos guetos de Nova York na metade dos anos 70 e popularizado na década seguinte. Nele, os vocais são declamados sobre uma batida simples, pré-gravada. Geralmente, os temas das músicas abordam as desigualdades sociais, a violência e a vida de minorias étnicas. O nome vem de "rhythm and poetry", o jeito de cantar falando.


Texto Anterior: Filosofia do DUB
Próximo Texto: + o dub ontem e hoje
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.