São Paulo, domingo, 10 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Memória politicamente correta
Ao lado de um mapa que ilustra o gigantismo da "Pax Britannica", a nota: "Esta paz veio, na maioria dos casos, após sangrentas guerras de conquista". O outrora "motim indiano" é agora a "grande rebelião de 1857". Esses são alguns exemplos da cautela "politicamente correta" do Museu do Império Britânico e da Commonwealth, que, recém-inaugurado em Bristol, reconta os séculos de dominação britânica em 24 salas temáticas com quadros, objetos, fotografias e filmes.

Descobertos papéis de Heinrich Mann
Dados como perdidos desde o fim da Segunda Guerra, papéis do escritor alemão Heinrich Mann (1871-1950), irmão de Thomas Mann, acabam de ser encontrados numa biblioteca de Praga. O acervo abrange cerca de 1.200 cartas recebidas pelo escritor, como do próprio irmão, além de fotografias e manuscritos de suas peças. O material havia ficado com Maria Mann, sua primeira mulher, que após o divórcio, em 1930, partiu para a capital tcheca. Mann foi para o exílio parisiense em 1933.

A psiquiatria antimarxista de Franco
Principal psiquiatra da Espanha na era Franco, o dr. Antonio Vallejo Nagera realizou em 1938 experimentos para tentar "demonstrar" que o marxismo é sintoma de retardo mental. Para desvendar a "biopsique do fanatismo marxista", aplicou em prisioneiros republicanistas mais de 200 testes, que incluíam questões sobre a vida sexual e a medição do crânio, da cor da pele, da largura do nariz e da distância entre os olhos. A história é contada em edição recente do jornal inglês "Guardian".



Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cultura: O dia das bruxas de Orson Welles
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.