São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tom Jobim, o artesão da música



Jobim Music
O compositor Tom Jobim em imagem do início de sua carreira


A partir de amanhã, quando chega às livrarias o "Cancioneiro Jobim", o país tem a chance de avaliar uma vez mais a real dimensão da obra de um dos principais compositores brasileiros deste século, Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim ou, mais simplesmente, Tom Jobim (1927-1994).
A ambiciosa coleção, publicada em parceria pela Casa da Palavra (tel. 0/xx/21/512-8946) e pela Jobim Music, terá, no total, seis volumes. O primeiro reúne as partituras para piano de 42 das principais músicas do compositor, além de um precioso acervo de fotos, cartas e manuscritos, muitos até agora inéditos e dos quais o Mais! antecipa uma pequena parte nas próximas páginas. Por meio deles, é possível constatar o nível de preocupação do músico com sua obra e o quanto de minuciosa elaboração esta implicava.
O livro traz também textos de Paulo Jobim, filho do músico e um dos coordenadores gerais do projeto, do jornalista Sérgio Augusto e do ensaísta e crítico de música Lorenzo Mammì (leia o artigo na pág. 6). Os outros volumes acompanham cronologicamente a produção completa -cerca de 250 composições- do autor: os dois primeiros são dedicados aos anos de maior intensidade de trabalho -1947-1958 e 1959-1965-, os outros são relativos aos períodos 1966-1970, 1971-1982 e 1983-1994.
Curiosamente, com o volume inicial será lançado também o que concentra as canções compostas na década de 70, pois nele está o maior número de partituras trabalhadas de modo definitivo por Tom Jobim.
É Paulo Jobim quem diz na apresentação do livro: "Escrever a obra para piano corretamente foi sempre uma grade preocupação de meu pai, pois ela forneceria muito mais informação sobre as músicas do que uma simples melodia com cifra". Além de Tom e Paulo, participaram da feitura dos arranjos, escritos desde a década de 60, os músicos Claus Ogerman e Eumir Deodato.



Texto Anterior: +3 questões Sobre Nelson Rodrigues
Próximo Texto: Uma promessa ainda não cumprida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.