São Paulo, domingo, 12 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

cronologia

 15.mar.1900 Nasce no Recife, filho de Alfredo Freyre, juiz e catedrático de economia política na Faculdade de Direito do Recife, e de Francisca de Mello Freyre.

 1908 Entra no Colégio Americano Gilreath. Tem dificuldade em aprender a ler e escrever, mas desenha muito. Aprende a ler e escrever antes em inglês que em português. O primeiro livro que leu foi "Gulliver's Travels", romance de Jonathan Swift.

 1917 Conclui o curso de bacharel em ciências e letras. Convida o historiador e diplomata Manuel de Oliveira Lima para paraninfo da solenidade.

 1918 Viaja para os EUA e dois anos depois recebe o título de bacharel em artes na Universidade Baylor, em Waco (Texas). Parte para Nova York, onde concluiu o curso de mestrado em ciências sociais na Universidade Columbia, em 1922.

 1926 Faz sua primeira viagem ao Rio de Janeiro, onde conhece e se torna amigo de Manuel Bandeira, Jayme Ovalle, Heitor Villa-Lobos, Sérgio Buarque de Holanda. Com eles participa de noitadas boêmias, vindo a conhecer os compositores Pixinguinha, Donga e Patrício.

 1930 Com a Revolução de 1930, Gilberto Freyre parte para o exílio em Portugal, acompanhando o governador de Pernambuco, Estacio de Albuquerque Coimbra, de quem era secretário.

 1933 Publica "Casa-Grande e Senzala", cuja redação foi iniciada em Lisboa, em 1931, e concluída dois anos depois, no Recife.

 1941 Casa-se com Maria Magdalena Guedes Pereira e vai morar na velha casa de Apipucos (subúrbio de Recife), adquirida no ano anterior e já convenientemente restaurada.

 1946 Participa da Assembléia Constituinte como deputado da UDN (União Democrática Nacional), por Pernambuco.

 1953 Depois de viajar pela África portuguesa, publica "Aventura e Rotina" e "Um Brasileiro em Terras Portuguesas", nos quais desenvolve o conceito de tropicalismo e luso-tropicalismo. Na mesma época, trabalha com o educador baiano Anísio Teixeira no CBPE (Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais).

 18.jul.87 Morre às 4 horas da manhã de um sábado, no Real Hospital Português do Recife, onde fora internado semanas antes.



Texto Anterior: Mario Cesar Carvalho: FHC fala sobre Gilberto Freyre
Próximo Texto: Evaldo Cabral de Mello: O ovo de Colombo gilbertiano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.