São Paulo, domingo, 12 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Barnes discute Flaubert no Egito
"A puberdade do coração precede à do corpo", diz um dos aforismos cunhados por Gustave Flaubert (1821-80) em seus anos de juventude, segundo afirma em artigo para o tablóide "Times Literary Supplement" o escritor inglês Julian Barnes. Flaubertiano confesso e autor do romance "O Papagaio de Flaubert" (ed. Rocco), Barnes destaca no texto as vivências juvenis do futuro autor de "Madame Bovary" -como a viagem ao Egito-, que teriam sido decisivas para sua carreira literária.

Os soldados judeus de Hitler
As Forças Armadas de Adolf Hitler podem ter contado com até 150 mil descendentes de judeus. A hipótese é do historiador Bryan Mark Rigg, que acaba de publicar o polêmico "Hitler's Jewish Soldiers" (University Press of Kansas), um estudo baseado no depoimento de mais de 400 soldados hitleristas de "sangue misturado", os quais, segundo o PhD em Cambridge, são um reflexo da intensa assimilação de judeus pela cultura alemã, nas décadas anteriores ao surto nazista.

A sombra americana
"A Europa e os EUA estão se distanciando?" Dois pesos pesados do mundo intelectual britânico, Will Hutton e Timothy Garton Ash, discutem o tema em correspondência publicada na "Prospect". Hutton, um dos ideólogos da Terceira Via, defende o fortalecimento da União Européia como meio de promover um liberalismo com justiça social, contrário ao poderio americano. Já para o historiador Ash, uma oposição sistemática aos EUA não é "realista" nem faz jus às tradições européias.



Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cultura: Políticas modernas para ideais obsoletos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.