São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba

QUEM É GADAMER

Hans-Georg Gadamer nasceu em 11 de fevereiro de 1900, em Marburg (Alemanha). Em 1918, começou seus estudos universitários e quatro anos mais tarde defendeu seu primeiro doutorado, sobre a filosofia de Platão, na Universidade de Marburg. Depois de conhecer Martin Heidegger, em 1923, tornou-se seu assistente. Em 1949, foi convidado a ocupar a cadeira de Karl Jaspers em Heidelberg, onde permaneceu até tornar-se professor emérito em 1968. Nesse período de Heidelberg, Gadamer escreveu a sua principal obra, "Verdade e Método" (publicado no Brasil pela editora Vozes).
Nele, o filósofo radicaliza o conceito de "círculo hermenêutico" herdado de Heidegger e propõe que a hermenêutica é não apenas um método das ciências humanas, mas algo "universal", visto que a interpretação permeia todas as formas e manifestações do saber humano -inclusive a ciência, entendida como prática cultural cujos axiomas são indissociáveis de preconceitos subjetivos.

O QUE É A FILOSOFIA ANALÍTICA

A filosofia analítica, em seus fundamentos, propõe que os problemas filosóficos sejam resolvidos por instrumentos lógico-linguísticos, concentrando-se estritamente na análise da proposição. As principais referências desta corrente filosófica estão no Ludwig Wittgenstein do "Tractatus Logico-Philosophicus" (1921) e em Rudolf Carnap, do Círculo de Viena. A filosofia analítica prosperou sobretudo no ambiente anglo-saxão de Cambridge e Oxford. Entre seus principais nomes estão W.V. Quine, Donald Davidson, Austin e John Searle.


Texto Anterior: + filosofia - Richard Rorty: A utopia de Gadamer
Próximo Texto: + brasil 500 d.c. - José Murilo de Carvalho: Pisando os astros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.