São Paulo, domingo, 14 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antropólogo americano reconta conflitos amazônicos

Quem olha para a distribuição da rarefeita população amazônica hoje em dia dificilmente imagina que a região tem sido palco de grandes conflitos territoriais desde a conquista européia. A história desses conflitos é resgatada pelo antropólogo americano Paul Little, da Universidade de Brasília, no livro "Amazonia: Territorial Struggles on Perennial Frontiers", recém-lançado nos Estados Unidos pela Johns Hopkins University Press e, ironicamente, ainda sem data para chegar ao Brasil.
O bioantropólogo Little faz um estudo comparativo da região do Aguarico, no Equador, e da região do Jari, no Pará, mostrando, nas duas pontas da floresta, o movimento de invasão das terras indígenas -e o etnocídio praticado até meados do século 20-, a tentativa de inserção da Amazônia no mercado global, com o incentivo à borracha pelo governo brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial e o malfadado Projeto Jari, em 1967, e as pressões sobre a população a partir dos anos 80, quando a idéia de salvar a floresta ameaçou esquecer as pessoas que moravam nela.(CA)


Texto Anterior: Iluminismo tropical
Próximo Texto: Modernidade autodevoradora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.