São Paulo, domingo, 15 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ notas

Museus singulares
O Guggenheim de Bilbao pode para muitos ser o museu do futuro, embora o semiólogo italiano Umberto Eco tenha discordado em conferência no próprio edifício concebido por Frank O. Gehry. A atitude "voraz" dos museus, "interessados em expor um teatro do mundo", será preterida por museus de uma única obra e que contarão com cópias para evitar o fetichismo da singularidade.

A zoologia e os críticos
No recém-lançado "Ritorno alla Critica" (ed. Einaudi), Cesare Segre usa "zoometáforas" para dividir os críticos literários em três tipos: os cucos, que têm inveja dos escritores; os camaleões, que se mimetizam na obra que estudam; e os pavões, preocupados em mostrar o próprio gênio.

Carisma em tempos de crise
A revista espanhola "Lateral" traz entrevista com o historiador inglês Ian Kershaw, autor da mais nova e aclamada biografia de Adolf Hitler ("Hitler -1889-1936" e "Hitler -1937-1945", W.W. Norton, Reino Unido). Nela, ele diz que a ascensão de Hitler foi casual e que apenas soube se aproveitar da conjuntura de crise. Fala também sobre como o Führer usou seu carisma para anular a oposição.

João Cabral por Joan Brossa
Na mesma edição da "Lateral", há também entrevista inédita com o poeta e artista catalão Joan Brossa (1919-98), na qual ele fala de sua amizade com João Cabral de Melo Neto: "Um dia me perguntou se eu tinha algo para publicar e lhe dei um livro de sonetos. Foi o meu primeiro que vi impresso".

Estatuária do Terceiro Reich
Vinte esculturas criadas para adornar praças e edifícios na Alemanha nazista estão sendo exibidas no Henry Moore Institute, em Leeds (Inglaterra). Há obras de artistas como Arno Breker, cujo "Homem Ferido" (na foto, ao fundo) foi concebido para decorar a futura capital do Terceiro Reich, com projeto de Albert Speer. Para a curadora Penelope Curtis, a intenção da exposição "Assumindo Posições" é levar o público a fazer seus julgamentos a partir dos valores intrínsecos das obras, e "não da biografia de seus criadores". Mas, quando ainda buscava apoio para a mostra, Curtis recebeu várias negativas: "Os visitantes podem achar as esculturas atraentes", diziam-lhe.



Texto Anterior: Os dez +
Próximo Texto: + 5 teatros Brasileiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.