São Paulo, Domingo, 16 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BALZAC EM 12 DATAS

1799 - Nasce no dia 20 de maio, em Tours (leste da França), filho de Bernard-François Balssa, um tabelião, e de Laure Sallambier. O pai trocou Balssa por Balzac, e a família passou a utilizar o "de", marca típica da nobreza, antes do sobrenome.

1813 - Com estafa, abandona o colégio confessional de Vendôme, onde havia entrado em 1807. Completaria seus estudos em Paris e Tours. No ano seguinte, sua família se instala em Paris.

1819 - Torna-se bacharel em direito. Embora tenha estagiado no escritório do advogado Goyonnet de Merville -transposto para "A Comédia Humana" como o personagem Derville-, não segue na profissão. A experiência, no entanto, rende material que será aproveitado em algumas de suas obras, como "O Contrato de Casamento".

1826-27 - Torna-se editor. Pouco tempo depois, sua empresa, endividada, é obrigada a fechar.

1829 - Torna-se conhecido do público com a repercussão de "Fisiologia do Casamento".

1830 - Publica "A Pele de Onagro", romance que consagra sua fama de ficcionista.

1832 - Primeira carta de Madame Eveline Hanska. As cartas trocadas entre a nobre polonesa e o escritor são importante testemunho sobre a vida privada do escritor francês.

1834 - Nasce a idéia de fundir em uma obra -"A Comédia Humana"- os seus romances e contos, de modo que se tornassem partes de um todo com o fim de representar os costumes da sociedade moderna.

1838 - Acaba em prejuízo uma tentativa de especular com minério na região da Sardenha.

1840 - Fugindo de credores, deixa Paris e se instala secretamente em Passy.

1844 - O catálogo das obras contidas em "A Comédia Humana" é publicado.

1850 - Casa-se com Madame Hanska na Ucrânia -onde vivera todo o ano anterior- em 14 de março. Volta a Paris, onde morre no dia 18 de agosto.



Texto Anterior: Samuel Titan Jr.: Brasa escondida
Próximo Texto: Nelson Archer: A "Comédia" brasileira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.