São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquitetura
por Guilherme Wisnik

"Planeta Favela" (2006), de Mike Davis, ed. Boitempo
Retrato alarmante do crescimento das favelas, do fanatismo religioso e do trabalho informal sob um panorama geral de desindustrialização. Importante revisão da teoria crítica marxista ao abordar a urbanidade explosiva contemporânea, feita pelo autor do clássico "Cidade de Quartzo".

"Project on the City", vols. 1 e 2 (2001), Harvard Design School, ed. Taschen
Exaustivos estudos de caso sobre o crescimento das cidades chinesas e a proliferação mundial dos shopping centers. Elaborados por equipes multidisciplinares e transnacionais, abordam, por meio de uma linguagem pop, temas decisivos, porém marginais à discussão arquitetônica oficial.

"El Croquis" nš 129/130: Herzog & de Meuron (2006), ed. El Croquis
Número especial (incluindo ensaio e entrevista) sobre a dupla de arquitetos suíços, cuja obra combina sofisticação e experimentalismo na exploração de volumes e materiais. Autores de projetos como a Tate Modern (Londres), o Estádio Olímpico de Pequim e o estádio Allianz Arena (Munique).

Plano diretor para o campus Lagoas-Marcosende, da Universidade de Vigo, na Espanha
De Paulo Mendes da Rocha, descreve um sistema de vias elevadas por treliças metálicas que articula diversos edifícios existentes em terreno altamente acidentado. O projeto -cujo início das obras está previsto para fevereiro de 2007- contraria a fragmentação inicial criando uma urbanidade aérea, ao mesmo tempo em que mantém a feição natural do terreno, recuperado como parque público.

Rem Koolhaas, "Delirious New York - A Retroactive Manifesto for Manhattan" (1978), Monacelli Press
Estudo inteligente e irônico sobre a capital do século 20, construída pelo hedonismo de mercado, e não por doutrinas teóricas. Genealogia de uma "cultura do congestionamento urbano" e de um espaço incomensurável ("bigness"), que o crítico Fredric Jameson viria a chamar de "hiperespaço pós-moderno".

GUILHERME WISNIK é arquiteto, autor de "Lucio Costa" (Cosacnaify), e colunista da Folha.

Texto Anterior: Teatro por Sílvia Fernandes
Próximo Texto: Internet 1 por Lucia Santaella
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.