São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biogenética
por Walter Neves

Assimetria dos gametas
Óvulos são finitos (caros), espermatozóides, infinitos (baratos). Estão aí as bases para as diferenças, as expectativas e os conflitos entre homens e mulheres (mesmo casados) quanto a comportamento sexual (ler "Por Que Amamos").

"Por Que Amamos" (ed. Record), de Ellen Fisher
Publicado recentemente no Brasil, mostra o que nas mulheres atrai os homens e vice-versa. As primeiras buscam sinais de saúde genética, status e segurança (afinal, é muito caro "perder" um óvulo), os homens, sinais de fertilidade (um espermatozóide não custa nada...).

"Tábula Rasa" (Companhia das Letras), de Steven Pinker
Pinker mostra que nosso cérebro não nasce completamente vazio, como desejam as ciências sociais. Nossos comportamentos não são construídos apenas com base em nossas experiências sociais. Nascemos com algoritmos que nos ajudam a processar tais informações. Há mesmo uma natureza humana, mas felizmente muito flexível.

"Biologia, Ciência Única" (Companhia das Letras), de Ernest Mayr
O biólogo (1904-2005) revisa em um de seus últimos livros os grandes conceitos da biologia evolutiva sob uma perspectiva filosófica.

"Adapting Minds" (MIT Press), de David Buller
Revisa criticamente a idéia de que existe de fato uma natureza humana evolutivamente fixada em nossa mente. Isso é facilmente demonstrado, entre outras coisas, pela existência de recorrências comportamentais em sociedades humanas muito diferentes.

WALTER NEVES é antropólogo e professor do Instituto de Biociências da USP.

Texto Anterior: Ciência Política por Newton Bignotto
Próximo Texto: Arte por Ivo Mesquita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.