São Paulo, domingo, 18 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LÖWY NO BRASIL

DA REDAÇÃO

Michael Löwy (1938) participa a partir do dia 27, em São Paulo, do 2º Seminário Margem Esquerda, que tem como tema "As Aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen - A Obra Indisciplinada de Michael Löwy". O evento comemora os dez anos da editora Boitempo, que lançou este ano seu livro "Walter Benjamin - Aviso de Incêndio". Serão ao todo oito mesas-redondas para discutir a obra do diretor emérito de pesquisas do Centre National de Recherches Scientifiques (CNRS).
Brasileiro, radicado há quatro décadas na França, Löwy é especialista nas obras de Marx, Rosa Luxemburgo e Lukács. É autor de "Estrela da Manhã - Surrealismo e Marxismo" (Civilização Brasileira), "A Teoria da Revolução no Jovem Marx" (Vozes), "Marxismo na América Latina" (Perseu Abramo), "Evolução Política de Lukács" (Cortez) e "Romantismo e Messianismo" (Perspectiva), entre outros.
Os debates em São Paulo vão ocorrer na USP (de 27 a 29 de setembro) e na PUC (dia 30) com a presença de nomes como Francisco de Oliveira, Jorge Grespan, Marcelo Ridenti, Olgária Mattos, Alfredo Bosi, Flávio Aguiar, Emir Sader, Gabriel Cohn, Paul Singer, Luiz Eduardo Wanderley e Roberto Schwarz.
O seminário também ocorre em Araraquara e em Campinas. Na Unesp de Araraquara haverá debate (dia 3/10) com Leda Paulani, Maria Orlanda Pinassi e Valério Arcary. Em Campinas, na Unicamp (dia 5/ 10), ocorre uma mesa-redonda com Francisco Foot Hardman, Marcelo Ridenti e Jeanne-Marie Gagnebin. As entradas são gratuitas (informações podem ser obtidas no site www.boitempoeditorial.com.br ou pelo tel. 0/xx/ 11/ 3875-7285).


Texto Anterior: O capitalismo como religião
Próximo Texto: + livros: A liberdade na dor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.