São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Et + cetera

Palestras na USP abordam artes plásticas
A especialista em desenho e diretora do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, Catherine Monbeig-Goguel, apresenta, com tradução simultânea, o seminário "Francesco Salviati (1510-1563) e a Bella Maniera, ou a Excelência do Desenho", amanhã, às 14h, na Escola de Comunicação e Artes da USP (0/xx/11/3091-4084). Em seguida, o professor da Universidade de Buenos Aires Ángel M. Navarro fala dos "Holandeses em Roma - Caravagistas e Bamboccianti", às 16h30. As palestras são gratuitas.

Genocídio e democracia são temas de livro
A democracia carrega as sementes do assassinato em massa, defende estudo do sociólogo Michael Mann que sai em novembro na Inglaterra. Em "The Dark Side of Democracy" (O Lado Negro da Democracia, 584 págs, Cambridge University Press, 24,99 libras), o professor da Universidade da Califórnia defende que a democracia é potencialmente violenta, sobretudo em situações de crise econômica, por colocar em confronto membros de culturas ou grupos étnicos distintos, que irão lutar pelo poder político.

Philip Roth autoriza sua biografia
O romancista americano Philip Roth (1933), autor de "Casei com um Comunista" (Cia. das Letras), não quis que sua biografia fosse abandonada à sorte e já prepara o terreno para a obra. Ross Miller, sobrinho de Arthur Miller e professor de literatura inglesa, foi o escolhido para escrever "Philip Roth - A Writing Life" (título provisório), a ser publicada só em 2013, quando o escritor completará 80 anos. Segundo o "Le Monde", apesar do acordo, Ross não vai ser porta-voz do escritor e terá liberdade em seu trabalho.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + política: Todos os erros e acertos do presidente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.