São Paulo, domingo, 20 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

biblioteca básica

"Quarto de Despejo"

FERREZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ela não veio de nenhuma universidade importante, não era amiga de grandes editores e muito menos teve estrutura para continuar sua carreira literária. Talvez por uma dessas injustiças a escritora Carolina Maria de Jesus, residente na favela do Canindé, rua A, barraco nº 9, talvez não seja agraciada como uma escritora de clássicos, mas uma coisa é certa: "Quarto de Despejo", seu primeiro livro, é a coisa mais impressionante que já li, por isso é sobre ele que vamos falar.
Tenho um exemplar datado de agosto de 1960, e é meu xodó, porque é um dos pouquíssimos livros feitos por quem viveu realmente o que escreveu. O subtítulo é "Diário de uma Favelada" e realmente é um diário. Retrata a vida de Carolina como catadora de papelão, que não a impediu de pegar na caneta e escrever inúmeros cadernos, que mais tarde seriam condensados no livro, traduzido em mais de 40 países e escolhido como tema de dezenas de documentários em todo o mundo.
O livro retrata a vida de Carolina de 15/7/1955 a 1º/1/ 1960, e nele aprendemos como é viver realmente na dificuldade de não saber o que virá no dia seguinte, em que a única certeza é que a fome continuará a pegar seus filhos. O título vem da imagem que Carolina faz da favela, que, segundo ela, é o quarto de despejo da cidade, porque lá se jogam homens e lixo, que lá se confundem, coisas imprestáveis que a cidade deixa de lado.


Ferrez é escritor, autor de "Manual Prático do Ódio" (Objetiva) e "Capão Pecado" (Labortexto).


A obra
"Quarto de Despejo", de Carolina Maria de Jesus. 175 págs., R$ 19,50. Ed. Ática (tel. 0/xx/11/3346-3000).


Texto Anterior: Ponto de fuga - Jorge Coli: O dom silencioso
Próximo Texto: + autores: O escândalo dos doutores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.