São Paulo, domingo, 20 de agosto de 2006 |
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Depois do dilúvio
Considerada a obra-prima de Spike Lee, "Quando as Barragens Se Romperam", com quatro horas
de duração e depoimentos de mais de cem pessoas, retrata a agonia
e o ressurgimento
de Nova Orleans
A HBO lhe ofereceu verba de US$ 1 milhão [R$ 2,13 milhões] para um filme de duas horas, mas a duração logo se alongou para três e depois quatro horas, com aumento concomitante do orçamento. "Jamais produzimos um documentário de quatro horas", disse Sheila Nevins, presidente da divisão de documentários e programação familiar da HBO, "mas não era difícil perceber que o tema requeria mais tempo". No final de setembro, Lee fez sua primeira viagem a Nova Orleans e ficou chocado, porque as imagens televisivas a que havia assistido sobre o desastre não o prepararam de maneira alguma para o que ele encontrou na realidade. "Parecia com o que, suponho, fosse Hiroshima após a Segunda Guerra Mundial", disse, enquanto seu carro percorria ruas ainda recobertas de lixo e destroços. "Eu não sabia o que esperar quando cheguei, mas não esperava encontrar aquilo que vi, disso tenho certeza." A primeira parada dele foi no gabinete do prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, que enfrentava problemas políticos e cuja condução da crise variou da paixão à inépcia. "A situação de Nagin não era boa", diz Lee hoje. "Muita gente dizia que se tratava de um caso semelhante ao de Nova York e comparava o desempenho dele com a forma pela qual [o então prefeito nova-iorquino Rudolph] Giuliani cuidou do 11 de Setembro. Mas não há como comparar as duas situações. A causa de uma delas era a ação humana, e a da outra, não." O sistema falhou Depois de um ano de estudo dos complexos problemas relacionados às falhas dos serviços de emergência nas semanas que se seguiram ao Katrina, Lee se esforça, no filme, para não atribuir responsabilidades e culpas de maneira burocrática. Ele parece compartilhar da opinião dos moradores de Nova Orleans: todo o sistema falhou. Ainda assim, o governo Bush não escapa a críticas duras -especialmente a secretária de Estado, Condoleezza Rice, cuja visita a Manhattan para comprar sapatos enquanto Nova Orleans se afogava é relatada em detalhes vívidos. Lee diz que passou meses procurando a mulher que abordou Rice na loja Ferragamo e a criticou duramente por sua insensibilidade. "Fiz tudo o que podia para encontrá-la, falei sobre ela para a imprensa, na esperança de que ela lesse alguma coisa ou alguém a informasse", diz, "mas não acredito que ela desejasse ser localizada" (Lee brincou, dizendo que a mulher provavelmente estava presa na baía de Guantánamo).
No lugar dela, o reverendo Al Sharpton, militante das causas negras, e o crítico social e escritor Michael Eric Dyson se revezam em ataques contra Rice. "Eu sabia que o que tenho a dizer sobre esse governo chegaria ao mundo por meio de Spike", afirmou Sharpton. "Muitas vezes, a mídia convencional corta as declarações negativas sobre a Casa Branca. Esse documentário compensará as ocasiões em que isso ocorre." A seqüência mais provocante do filme não envolve acusações específicas. Na parte dois, Lee se concentra nas afirmações, que ganharam alarmante popularidade em Nova Orleans, de que o sistema de barragens foi deliberadamente dinamitado com a intenção de preservar os bairros mais ricos da cidade, desviando a inundação para as áreas mais miseráveis. Diversas pessoas que vivem perto das barragens dizem no filme ter ouvido ruidosas explosões em meio à tempestade. Os engenheiros insistem em que os ruídos foram causados pelo colapso natural das barragens. Lee se recusa a escolher um partido na controvérsia. "Não digo que seja verdade, não digo que não é", afirma. "O que tenho a dizer é que muitas pessoas que passaram pelo Katrina acreditam nisso, e o fato não deveria ser ignorado. Dada a história dos negros neste país, da escravidão às experiências conduzidas por médicos do governo com pacientes negros de sífilis em Tuskegee [No Alabama], a idéia não parece absurda" (especialmente se levarmos em conta que isso de fato já aconteceu, na grande inundação do Mississippi, em 1927). Doente dos nervos Na tela, Lee dedica justa atenção aos nomes mais conhecidos -astros pop como Kanye West e ativistas como Sharpton. Pouco depois do furacão, Sean Penn foi para Nova Orleans, alugou um barco e começou a procurar sobreviventes. O ator aparece rapidamente no filme, olhando de esguelha para a câmera, fumando com uma pose de descuidada arrogância e provando que é possível admirar um gesto e não admirar quem o pratica. Outras pessoas conhecidas não esperaram por um convite de Lee. No dia da eleição, em maio, enquanto o diretor filmava a campanha de Nagin em uma rua movimentada, o reverendo Jesse Jackson apareceu do nada, em um utilitário preto. "Ele deve ter farejado as câmeras", brincou um dos membros da equipe, em voz baixa, causando risadas em todo o grupo, inclusive Lee. Mas, em termos gerais, Lee faz por garantir que "Quando as Barragens Se Romperam" pertença aos combativos cidadãos comuns que sobreviveram ao desastre em Nova Orleans, como Phyllis Montana LeBlanc -pessoas que merecem destino melhor do que o rótulo de "refugiados" em seu próprio país. Para eles, o documentário não acabou. LeBlanc causa muitas risadas, no filme, mas na vida real ainda entra em pânico sempre que começa a garoar. Quando cai um temporal, ela corre pela rua para o trailer de uma amiga e tranca a porta até que passe. Ela gostaria de tomar alguma coisa para os nervos, mas isso exigiria entrar na fila às três da manhã, para uma consulta com um especialista em saúde mental da prefeitura. Para ela, o filme de Lee foi mais do que uma chance de contar sua história ao mundo. Foi como uma terapia. "Para ser honesta, não estou certa do que eu teria feito se Spike não tivesse aparecido na hora em que apareceu", diz. "Tive um colapso nervoso logo depois do Katrina e estava lutando a cada dia para evitar que ele se repetisse. Mas falar sobre o que aconteceu com alguém que eu sei que se importa comigo e com as pessoas que sofreram o que sofremos de certa forma preservou minha sanidade. E estou certa de que não sou a única." Este texto saiu na "Newsweek". Tradução de Paulo Migliacci. Texto Anterior: + história: Bombas pensantes Próximo Texto: Passagem do Katrina matou mais de mil pessoas Índice |
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