São Paulo, domingo, 21 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ biblioteca básica

"Coronelismo, Enxada e Voto"

ÂNGELA DE CASTRO GOMES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Na primeira vez em que li "Coronelismo, Enxada e Voto" [1949], no fim dos agitados anos 60, eu fazia meu curso de história na Universidade Federal Fluminense. Então, o livro não me impressionou muito. Precisei lê-lo outras vezes, tendo o privilégio de ouvir Victor Nunes Leal falar de seu trabalho, em 1980, na conferência de abertura do curso de doutorado do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro).
Bastante idoso, tendo sido cassado pelo regime militar, o autor, emocionado com a homenagem, reafirmou o sentido do que nomeara, 30 anos antes, por coronelismo. Essa é, sem dúvida, a maior e definitiva contribuição do livro, pioneiro e seminal para os estudos de história e ciências sociais no Brasil, pois trata de poder, de política, de pacto, de negociação, sem simplismos, sem esquematismos.
No livro, como um sistema político, o coronelismo marca o conjunto de relações político-sociais da Primeira República, em todos os níveis, não se caracterizando, fundamentalmente, nem pelo mandonismo local nem pelo clientelismo, que com ele convivem, mas podem ultrapassá-lo no tempo.
É justamente o enfraquecimento do mandonismo, devido ao avanço do poder do Estado, que conduz às negociações que sustentam o pacto político dessa República, inaugurando novos espaços de governabilidade, nova dinâmica entre o público e o privado no Brasil.


Ângela de Castro Gomes é professora titular de história do Brasil na Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas (RJ). É autora de, entre outros livros, "Capanema - O Ministro e Seu Ministério" (ed. FGV).

"Coronelismo, Enxada e Voto", de Vítor Nunes Leal. 280 págs., R$ 27,00. Ed. Alfa-Omega (tel. 0/xx/11/3062-6400).


Texto Anterior: Ponto de fuga - Jorge Coli: Lasanha ao molho pardo
Próximo Texto: + autores: Os sofrimentos do eleitor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.