São Paulo, domingo, 22 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ psicanálise
O sociólogo Michael Rustin e o psicanalista Owen Renik falam sobre o legado de Freud
Do divã para a sociedade

André Singer
da Reportagem Local

Novas idéias sobre a relação entre a psicanálise e a sociedade fervilharam no simpósio organizado em São Paulo para acompanhar a chegada da mostra "Freud: Conflito e Cultura", que veio da Biblioteca do Congresso em Washington, DC e ficará até 17 de dezembro no Masp, em São Paulo.
O sociólogo Michael Rustin, diretor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Leste de Londres, e o psicanalista de San Francisco, na Costa Oeste dos EUA, Owen Renik, coordenador científico da Associação Psicanalítica Americana, foram duas das estrelas que passaram pelo Brasil por ocasião dos debates, também no Masp.
Rustin faz um uso original da tradição de pensamento que vem de Melanie Klein (1882-1960), a mais importante teórica da psicanálise, depois de Freud, com Jacques Lacan (1901-81), para compreender as relações sociais. Ele afirma acreditar que os conceitos kleinianos permitem iluminar importantes aspectos dos processos contemporâneos.
A idéia de sociedade "limítrofe", que ele explica na entrevista a seguir, pode ser particularmente útil ao Brasil. São sociedades que não conseguem se defrontar com o intenso sofrimento causado a uma de suas partes. Rustin acaba de lançar no Brasil o livro "A Boa Sociedade e o Mundo Interno" (Imago).
Renik, por seu turno, considera que está na hora de haver uma renovação da psicanálise, sob pena de, caso isso não ocorra, ela terminar como uma pequena seita de seguidores "religiosos" de velhos mitos (leia abaixo). Para ele, precisa ser criada uma nova teoria psicanalítica, com vista a garantir uma inserção social mais ampla e efetiva para o método inventado por Sigmund Freud. Renik reúne agora os inúmeros artigos que publicou nos últimos anos em um volume a sair proximamente nos Estados Unidos.



Texto Anterior: + brasil 501 d.c. - Bento Prado Jr.: Uma certa idéia da razão
Próximo Texto: A busca de uma nova teoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.