São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMiGOS E INiMIGoS (OU NoVA QUADRiLHA)

por Bernardo Carvalho

Comunicado do secretário de Justiça aos jornalistas: "Depois de 11 horas de terror, a rebelião já está sob controle. As forças da ordem conseguiram romper o cerco e entrar na penitenciária. Os presos entregaram as armas e os reféns foram libertados. No cômputo geral, contamos nove corpos, todos de criminosos de quadrilhas rivais. Mas até agora só conseguimos identificar oito mortos. O Zequinha do Morro da Lava foi esfaqueado e queimado. O corpo, apesar de carbonizado e irreconhecível, pôde ser identificado por uma simples operação lógica. Cada morto tem o seu assassino. O Zequinha era inimigo do Jonas da Baleia, que morreu estrangulado pelo Mário Coca-Cola, que era inimigo do Robertinho Maneiro, que morreu com sete tiros, porque era inimigo do Perival Pistola, o Pepê. O Mário Coca-Cola, que vingou o Zequinha do Morro da Lava, estrangulando o Jonas da Baleia, morreu esfaqueado pelas mãos do Robertinho Maneiro. O Pepê acabou seus dias enforcado pelo Robeval Quirino, o Branco, que foi vingado pelo Jesus Magro, que era da quadrilha do Pepê. O Jesus Magro foi decapitado e crucificado sem cabeça pelo Mané Borba, que era comparsa do Robeval Quirino e foi encontrado com um único tiro na testa. Os sobreviventes se renderam graças à intervenção dos bispos da Igreja da Simetria Celestial, com a qual o bando do Santinho, provável assassino do Mané Borba, fechou um acordo entre amigos. O Peru da Mata é o único que continua desaparecido. Não descartamos a possibilidade de que seja o nono corpo, ainda sem identificação, mas os peritos se recusam a fazer ilações precipitadas, já que o Peru da Mata não tinha nem amigos nem inimigos".


Bernardo Carvalho é escritor e colunista da Folha. É autor de "Nove Noites" e "As Iniciais" (Cia. das Letras), entre outros livros.


Texto Anterior: O pintassilgo de Leonardo da Vinci
Próximo Texto: O homem sem inimigos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.