UOL


São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + cetera

Bernanos no Brasil é tema de estudo
Monarquista, católico e anticapitalista, Georges Bernanos é tema do recém-lançado "Sous le Soleil de l'Exil" ("Sob o Sol do Exílio", ed. Grasset et Fasquelle, 17 euros), de Sébastien Lapaque. A obra aborda o período em que o autor do "Diário de um Pároco de Aldeia" (ed. Paulus) viveu no Brasil, entre 1938 e 1945, com a mulher e os seis filhos. Crítico do conservador "Figaro", Lapaque destaca como o contato com a cultura do país modificaria sua imagem da Europa, então em convulsão.

O pequeno grande homem de Dawkins
"A Devil's Chaplain" (Um Capelão do Diabo, ed. Weidenfeld & Nicolson) reúne ensaios do biólogo britânico Richard Dawkins publicados em sua maior parte em jornais. O professor da cadeira de compreensão pública da ciência em Oxford ataca vítimas habituais -como a religião- e outras mais recentes -como o pós-modernismo. Dawkins também aponta os limites do darwinismo ao afirmar que o homem se desenvolveu tanto que só ele pode escapar à tirania da seleção natural.

A síndrome norte-americana das PPs
Autor de "Matadouro 5", romance de 1969 que se tornou um libelo contra a guerra, o escritor Kurt Vonnegut, 80, atacou as "personalidades psicopatas" (PPs) que dirigiriam o governo e as corporações nos EUA. Falando à revista "In These Times", disse que as PPs "sabem muito bem o sofrimento que suas ações podem causar, mas não se importam". "Faça isso!", "faça aquilo!", "privatize as escolas", "ataque o Iraque". Ainda assim, diz Vonnegut, julgam-se "puras como a neve".


Texto Anterior: Os dez +
Próximo Texto: + cultura: A urgência conceitual do Fluxus
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.