São Paulo, domingo, 23 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Historiador é tema de livros, documentários, mostras e seminários

O centenário de nascimento de Sérgio Buarque de Holanda promete polarizar o calendário acadêmico e o mercado editorial brasileiro nos próximos meses. A Unicamp promove até julho exposição que reúne documentos pessoais, fotografias, mais de 8.000 livros, móveis, cartas e objetos do autor de "Raízes do Brasil".
A obra e o pensamento do historiador também são temas de dois seminários. "Novos Caminhos e Fronteiras" irá ocorrer entre 26 e 30 de agosto na Faculdade de História da USP. Já entre 9 e 10 de setembro acontece no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp o seminário internacional "O Histórico na Literatura e o Literário na História de Sérgio Buarque de Holanda". Este também é o título do livro organizado pelo historiador Edgar de Decca que deverá ser publicado pela ed. Unicamp até o final do ano.
Também no segundo semestre será lançado o documentário "Sérgio Buarque de Holanda", de Nelson Pereira dos Santos, cujo roteiro sairá pela ed. Boitempo. Por fim, a revista "Ethnos", do Nupe (Núcleo Negro da Unesp), dedicará sua edição de novembro ao autor de "Raízes do Brasil".



Texto Anterior: Adagio ma non troppo
Próximo Texto: Ponto de fuga - Jorge Coli: Civilização e barbárie
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.