São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2002 |
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+ televisão Programas como "Big Brother" e "Casa dos Artistas" fascinam espectador ao acenar com a promessa de domesticação do desconhecido Os formatos da intimidade
Esther Hamburger
Os chamados "reality shows"
vêm marcando a cena cultural
em diversos países nos últimos
anos. Versões diferentes de
gincanas dramáticas com participação
de pessoas selecionadas dentre um contingente de milhares de candidatos circulam provocando polêmica por onde
passam. Programas como "Big Brother
Brasil" ou "Casa dos Artistas" -versões
locais de matrizes estrangeiras- geram
repercussão inédita na mídia. Durante os
anos de 2000 e 2001, respeitáveis jornais
diários, como "Le Monde", na França,
ou "The Guardian", na Inglaterra, dedicaram páginas e páginas ao gênero televisivo.
Vale lembrar que a curiosidade do público sobre a intimidade das personagens em cena pode ser saciada nos episódios editados e televisados em horário
nobre -o número e a duração dos episódios varia conforme a edição do programa- mas também em canais a cabo
ou sites que exibem o "copião" do drama, ou seja, 24 horas de gravação diária,
em tempo real. O caráter global do fenômeno estimula a especulação, frequentemente na chave moral. Discute-se a natureza perversa ou inofensiva do fascínio
exercido por programas que explorariam a humilhação de "pessoas reais"
diante das câmeras. A crítica acusa o voyeurismo que esses experimentos estimulariam. Pouco se fala nas novidades
do formato propriamente dito.
A França nos anos 80 quebrou o monopólio estatal da televisão. A introdução de canais privados, com sua lógica comercial, gerou uma mudança nos padrões de programação. Autores como Pierre Chambat e Alain Ehrenberg identificaram o crescimento dos "reality shows". Eram programas confessionais e/ou de auditório, parecidos com o programa de Jerry Springer nos Estados Unidos ou com alguns quadros de programas como o de Silvio Santos, Gugu Liberato ou Fausto Silva. Os autores chamaram a atenção para aspectos que permanecem atuais. Chambat e Ehrenberg procuram fugir das posições maniqueístas que identificam no debate no início dos anos 90 naquele país -e que em larga medida permanece atual- entre os que saudaram a nova programação como entretenimento inofensivo e os que reconheceram nela a prova cabal da decadência da moral e dos costumes. Para além do esforço em definir o conteúdo ideológico dos programas, há aqui um esforço em entender o fenômeno nos seus próprios termos. Os "reality shows" emergem como agentes sobre noções de público e privado, cidadão e indivíduo, em um contexto de declínio dos movimentos sociais que marcaram a cena política francesa nas décadas de 60 e 70. Os "reality shows" seriam indicadores da diluição das fronteiras entre os gêneros da ficção e do documentário, como índices do aumento da participação do público na programação, como substitutos da programação política, expulsa do horário nobre pelos jogos televisivos. Chambat e Ehrenberg apontam o que provavelmente se constitui no maior diferencial desses programas, que se mantém e cuja presença outros autores, como Roger Silverstone, detectam em fenômenos de massa ligados à TV, como o funeral da princesa Diana. Com os "reality shows", a TV deixa de ser meramente uma vitrina para voyeurs, telespectadores entendidos como receptores passivos do que vai na tela. Aqui a TV acena com a possibilidade de interação. E interação é intervenção. Como o casal de participantes do "Big Brother" português, eliminado da gincana graças ao preconceito contra o arroubo sexual em cena, que, ao sair da casa do espetáculo, se casou. Aqui a experiência dos atores-personagens deles mesmos perpassa o palco e a platéia. Telespectadores e produtores da TV contemporânea buscam obsessivamente "a vida como ela é", para citar a vinheta do "Aqui, Agora", programa que marcou época justamente por suas características de "reality show". O indivíduo, suas ações e seus esforços para se realizar estão no centro do palco. A busca da autenticidade emerge nesses programas como um mote que faz com que a ficção apareça quase como traição. TV e internet Possibilidades abertas pela internet migram para o meio de comunicação mais tradicional. O que começou como experimentos exibicionistas isolados em "webcams" foi discutido em filmes como "Truman Show" e se realiza de maneira coletiva e compartilhada no "reality show". Para além da intensidade e alcance elevados pela veiculação televisiva, os "reality shows" trazem em si a possibilidade da explicitação do caráter de construção do audiovisual. Longe do projeto ilusionista do cinema clássico de Hollywood, nos "reality shows" a existência não de uma, mas de cerca de 30 câmeras, é reconhecida pelos participantes dos jogos, universo que inclui o público. Na primeira versão de "Casa dos Artistas" a edição dos episódios que iam ao ar se tornou, ela mesma, tema de disputa e discussão entre os participantes, que sentiam que seus personagens escapavam de sua interpretação, uma vez que, aos olhos do público, em larga medida, sua atuação era filtrada pelos cortes e seleção de trechos. No mesmo programa, os interesses pessoais de cada um com a participação no programa também apareciam de maneira explícita. Supla repetia sem parar o comercial de seu CD, e assim por diante. Alguns declaravam que sua carreira precisava de um empurrão. A suspeita de manipulação dos telefonemas selecionados para votar foi levantada na mídia e enfrentada por Sílvio Santos, que rebateu as acusações dentro do programa. Mais do que escândalos e sensacionalismos, "reality shows" de ontem e de hoje, nos diversos países, compartilham um elemento que talvez tenha vindo para ficar. Nem todas, mas as versões de maior sucesso do gênero envolvem, em alguma medida, a criação de redes de interação social. É como se a imagem superficial do aparelho televisivo finalmente ensejasse uma profundidade não de campo, mas de acesso ao que pode estar acontecendo agora em um outro lugar. Alguém em casa telefona, fala com Silvio Santos, comenta o que viu na casa, emite um voto que pode modificar o rumo do jogo. Seu voto pode ser influenciado pelo auditório, que se manifesta ativamente, pela notícia de jornal lida pelo apresentador, pelo discurso do participante isolado. No momento em que ele está ao telefone, a rede conecta vários desses pontos. Essa sensação de tocar o distante e desconhecido, torná-lo familiar, domesticá-lo e, principalmente, atuar sobre ele, faz o fascínio do "reality show". As versões mais atraentes descartam a figura do autor, fazendo com que os rumos da trama se delineiem como resultante da atuação não de uma vontade criativa, mas de diversas vontades, com graus diferentes de força e poder de manipulação. O paradoxo é que a ausência de autoria quase sempre resulta em tramas fracas, com pouco fôlego e de desgaste rápido. Falta o invencionismo do autor, mas não para repetir velhas fórmulas do melodrama, rígidas e em certa medida já desgastadas. O desafio para a dramaturgia contemporânea talvez se situe aqui, na fronteira avançada pelo "reality show". Esther Hamburger é antropóloga e professora na Escola de Comunicações e Artes da USP. É editora do site "Trópico" (www.uol.com.br/tropico). Texto Anterior: Lançamentos Índice |
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